JUVÊNCIO LEMBRA OS 25 ANOS DE FUNDAÇÃO DA EMBRAPA

Da Redação | 25/11/1999, 00h00

O senador Juvêncio da Fonseca (PFL-MS) lembrou o 25º aniversário de fundação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, afirmando que a entidade é fruto de um projeto que deu certo, "sendo uma lição de competência e de brasilidade". Essa unidade da Embrapa, informou o senador, tem por objetivo preservar recursos genéticos para o desenvolvimento sustentado da agricultura e pecuária, visando a segurança alimentar no país.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, disse o senador, "é um exemplo de que, quando uma sociedade resolve pôr em prática um projeto de desenvolvimento no qual os objetivos a alcançar estão claros, o resultado só pode ser o sucesso". Ele lembrou as vitórias sucessivas que a empresa vem conquistando durante esses 25 anos de atividade nas áreas de recursos genéticos, biotecnologia e controle genético.
Juvêncio da Fonseca destacou o trabalho desenvolvido pelo Banco Brasileiro de Germoplasma Animal, conhecido como "Arca de Noé", responsável pela preservação de material genético de animais rústicos, encontrados no país desde a época da colonização e que foram adaptados às condições encontradas nos diferentes biomas brasileiros. A "Arca", de acordo com informação do senador, mantém congelados ainda mais de 30 mil doses de sêmen e cerca de 250 embriões de raças e animais ameaçados de extinção.
Na reprodução vegetal, conforme o senador, a unidade lidera as ações para a geração de produtos transgênicos, bem como domina a tecnologia de transformação genética de plantas como soja, batata, feijão e algodão, entre outros, além de contar com mais de 85 mil amostras de sementes conservadas.
Juvêncio da Fonseca ressaltou, também, o trabalho desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnolgia na capacitação de pessoal, combate a fungos, vírus e bactérias, pesquisas, e controle biológico de pragas agrícolas, "com menos custos e sem danos para o meio ambiente e para a saúde da população".
O senador lembrou que a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia ocupa uma posição de destaque no cenário técnico-científico nacional e internacional "já que é a única instituição do gênero no mundo que congrega três áreas trabalhando, simultaneamente, com plantas, animais e microorganismos".
Os senadores Leomar Quintanilha (PPB-TO), José Alencar (PMDB-MG), Romero Jucá (PSDB-RR) e Casildo Maldaner (PMDB-SC), em aparte, também destacaram o trabalho da Embrapa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: