PROGRAMA "DEBATE" ABORDA A VIDA E A OBRA DO SENADOR JOÃO CALMON

Da Redação | 22/11/1999, 00h00

programa: debate
entrevistados: senador gerson camata e o jornalista tarcísio holanda.
tema: vida e obra do senador joão calmon
repórteres: carlos setti
data e horário de exibição: segunda-feira (23/11), às 21h.

O programa Debate, da TV Senado, que vai ar nesta terça-feira (dia 23), às 21 horas, aborda a vida e a obra do senador João Calmon, falecido em janeiro deste ano. O senador Gerson Camata (PMDB), capixaba como Calmon, com quem conviveu por quase quatro décadas, lembra o início da carreira política do senador em 62, quando ele foi candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados. Eleito com uma votação recorde, Calmon iniciaria a trajetória política que o levou a ser candidato a vice-Presidencia da República por três vezes e parlamentar por 33 anos.
Tarcísio Holanda, jornalista que trabalhou nos Diários Associados na época em que Calmom era o diretor-geral da empresa, lembra as campanhas desenvolvidas pelo parlamentar capixaba, entre elas a campanha contra os acordos financeiros entre o grupo Time-Life e a TV Globo.
Camata fala, também, da luta obstinada de Calmon, por mais de 20 anos, pela destinação de um percentual fixo do orçamento para a educação. O senador lembra, ainda, a campanha que Calmon empreendeu contra o grupo de João Goulart e Brizola no início da década de 60. Calmon colaborou com a queda do governo Goulart, que ele considerava nocivo ao país, esperando que Castelo Branco convocasse eleições dois anos depois.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: