LAURO CAMPOS APRESENTA PROJETO DE LEI SOBRE O BNDES

Da Redação | 16/11/1999, 00h00

O senador Lauro Campos (PT-DF) apresentou nesta terça-feira (dia 16) projeto de lei proibindo que o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financie projetos que não gerem empregos, usando recursos oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A idéia é impedir que estes recursos financiem meras transferências de ativos entre empresas.
- Não podemos permitir que o Banco enterre recursos do social (FAT) no anti-social, ou seja, em financiamentos que não geram empregos nem atividade produtiva no país. Foi isso que o BNDES fez na privatização da Companhia de Geração Elétrica Tietê, ao financiar uma empresa norte-americana numa mera transferência patrimonial, sem qualquer investimento ou benefício para o trabalhador brasileiro - explicou.
Preocupado com a desnacionalização acentuada da economia, Lauro admite que o projeto não impedirá que continuem as privatizações no país. "Trata-se de um remédio modesto. Não será suficiente para impedir a fúria entreguista de gente como Elena Landau que considera bons negócios o financiamento de empresas estatais estrangeiras para adquirir estatais brasileiras, mesmo que o número de empregos fique diminuído". O senador disse que a privatização da Companhia Vale do Rio Doce e da Companhia Siderúrgica Nacional são exemplo de transferências de ativos financiadas com recursos públicos e sem aumento dos níveis de emprego.
A intenção do representante do Distrito Federal é dar "alguma humanidade e inteligência" às privatizações no Brasil.
- Financiar estrangeiros com verbas oriundas do trabalhador em projetos que não geram empregos, sequer investimentos produtivos, para o país é capitalismo desarvorado - frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: