ESTUDO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS SERÁ INCLUÍDO NOS CURRÍCULOS DO 1º GRAU

Da Redação | 16/11/1999, 00h00

O estudo dos símbolos nacionais será incluído nos currículos das escolas de ensino fundamental como tema transversal (não obrigatório e ligado a questões importantes) de acordo com projeto da senadora Luzia Toledo (PSDB-ES), aprovado nesta terça-feira (dia 16) pela Comissão de Educação do Senado. Atualmente, os alunos já estudam matérias que não compõem o currículo oficial, como ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
O objetivo do projeto, segundo Luzia Toledo, é proporcionar aos alunos de 1º grau a oportunidade de conhecer melhor os símbolos nacionais, despertando neles um maior amor à pátria. Ela lembrou que muitos adolescentes sequer sabem cantar os hinos Nacional, da Bandeira e da República.
O relator do projeto, senador Bello Parga (PFL-MA) disse que os chamados temas transversais já estão sendo ensinados em milhares de escolas brasileiras, "levando os estudantes não somente a uma aprendizagem em relação aos temas propostos, mas também a reflexões úteis para toda a vida".
Na mesma ocasião, a Comissão de Educação aprovou projeto de decreto legislativo renovando a concessão da TV Studios Sílvio Santos, atualmente denominada TVSBT - Canal 11, do Rio de Janeiro. Foram aprovadas, também, a renovação das concessões das rádios Andradina, Independência de Ribeirão Preto, Clube de Mococa, Eldorado e Luz, todas de São Paulo, além da Rádio Fundação Cultural Riograndense, do Rio Grande do Sul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: