FRANCELINO FAZ APELO AO GOVERNO PARA QUE NÃO PERMITA VOLTA DA INFLAÇÃO

Da Redação | 12/11/1999, 00h00

Ao informar que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 1,19% em outubro, contra 0,31% no mês anterior, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) dirigiu nesta sexta-feira (dia 12) apelo ao governo federal e à população brasileira para que não deixem a inflação retornar. Ele disse ter ficado apreensivo com os números anunciados pelo IBGE e lembrou que o país viveu anos dramáticos com o aumento desenfreado dos preços.
- A inflação promove o deleite dos ricos e aumenta a miséria dos pobres. Apenas com o Plano Real o Brasil pode mostrar ao mundo que finalmente tinha capacidade de debelar o flagelo da inflação. Éramos os campeões mundiais, chegamos a um índice inflacionário de 50% ao mês - recordou Francelino Pereira.
O senador por Minas Gerais disse que tem se preocupado com a alta dos preços há alguns meses, e sobretudo nos últimos dias. Ele observou que nem é necessário buscar dados de entidades que fazem pesquisas sobre o custo de vida, pois, assinalou, basta percorrer as principais cidades do país, os grandes centros urbanos para perceber que a inflação ameaça voltar.
CINEMAEm seu pronunciamento, Francelino Pereira também registrou que a Comissão Especial do Cinema Brasileira, da qual ele é relator, já promoveu neste segundo semestre de 1999 seis reuniões ordinárias, sendo três audiências públicas. Ele destacou que os trabalhos se desenvolvem em quatro áreas temáticas: ciclo do cinema, investimentos, política pública e legislação.
- Nas três audiências públicas ouvimos dez convidados, distribuídos pelos temas da produção, da distribuição, da exibição, da direção, da legislação, da formação profissional e da política pública para o setor - enumerou Francelino Pereira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: