ADEMIR ANDRADE SAÚDA O 53º ANIVERSÁRIO DE "O LIBERAL"

Da Redação | 12/11/1999, 00h00

O senador Ademir Andrade (PSB-PA) saudou, em discurso no plenário, nesta sexta-feira (dia 12), o 53º aniversário do jornal O Liberal. O jornal, que circulou pela primeira vez no dia 15 de novembro de 1946, segundo o senador, nasceu panfletário, com objetivo de propagandear as idéias e propostas políticas do então interventor no Pará e principal líder do Partido Social Democrata (PSD), Magalhães Barata.
- O Liberal teve uma história grandiosa que muito orgulha o povo do Pará. O jornal sempre foi um vencedor. Em 1958 O Liberal rompe seus vínculos com o PSD, passando a caracterizar-se por uma linguagem mais dinâmica de jornalismo, acompanhando as mudanças e evoluções observadas na imprensa mundial - afirmou.
A maior mudança do jornal ocorreu, segundo o senador, a partir de sua aquisição pelo empresário Rômulo Maiorana, quando passou por profundas mudanças. Ainda hoje, observou, a coluna de Maiorana é a mais lida e comentada no estado.
Posteriormente, acrescentou, o jornal tornou-se um conglomerado empresarial de comunicação, com a aquisição da Rádio Liberal AM e FM e a aglutinação dos jornais Folha da Tarde, Folha Vespertina, O Imparcial e Flash. Em seguida, inaugurou-se a TV Liberal, filiada á TV Globo, e a empresa Liberal Vídeo Produções, além da Fundação Rômulo Maiorana, com representações no Rio, em São Paulo e nos Estados Unidos.
O Liberal tem, atualmente, uma tiragem de 80 mil exemplares em dias úteis e 120 mil exemplares aos domingos. O jornal, que "é um exemplo de desenvolvimento para a Região Norte", segundo o senador, tem tecnologia de última geração, e está disponibilizado na Internet.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: