PAES LANDIM AFIRMA QUE RUI BARBOSA FOI UM ESTADISTA

Da Redação | 10/11/1999, 00h00

Ao discursar em homenagem aos 150 anos de nascimento de Rui Barbosa, em sessão solene do Congresso, o deputado Paes Landim (PFL-PI) qualificou-o de estadista, dizendo que além de um exemplo a ser seguido por todos os brasileiros, Rui tornou-se um símbolo da nacionalidade, um defensor do estado de direito, com ativa participação nos momentos mais decisivos que marcaram a história do país.
Landim, que falou em nome da Câmara dos Deputados, destacou dois pontos de fundamental importância na obra de Rui Barbosa: a luta por uma federação coesa e o significado do Poder Judiciário para a garantia das instituições republicanas. Segundo o deputado, Rui Barbosa sempre defendeu, com rigor, a separação de poderes e o controle judicial das leis.
Depois de lembrar que Rui Barbosa, quando senador, "jamais esmoreceu contra os próprios excessos constitucionais que o Parlamento poderia cometer e combateu os abusos governamentais", Paes Landim disse que Rui, a frente do Ministério da Fazenda, "organizou a economia industrial brasileira e sempre manteve em dia os compromissos do Tesouro, sem lançar mão de empréstimos e nem paralisar as obras públicas".
Rui Barbosa "foi um construtor de instituições, um cultor do Direito, mestre da eloqüência, doutrinador e, entre outras tantas atribuições, um pregoeiro da liberdade", afirmou Paes Landim, que também enalteceu sua participação na Conferência de Paz de Haia, em 1907, e sua atuação como senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: