MAGUITO DENUNCIA: UMA CIDADE ADOECE POR CAUSA DA BUROCRACIA

Da Redação | 10/11/1999, 00h00

A maior parte dos 160 mil habitantes da cidade goiana de Águas Lindas, na divisa com o Distrito Federal, está bebendo água contaminada por fossas de esgotos por causa da burocracia do governo de Goiás, denunciou em discurso, nesta quarta-feira (dia 10), o senador Maguito Vilela (PMDB-GO). A cidade foi erguida em poucos anos ao lado de uma barragem que abastece de água mais da metade de Brasília, mas ainda não conta com uma rede de água potável.
De acordo com o senador, a companhia de águas do DF quer construir um sistema de distribuição de água potável em Águas Lindas, mas o governo de Goiás "está bloqueando o início das obras", alegando "invasão de competência". Depois de informar que visitou a cidade nesta semana, Maguito Vilela se disse impressionado com o que viu.
- Não pode existir invasão de competência quando se tem crianças matando a sede com água de cisternas perfuradas a menos de um palmo do buraco do esgoto - afirmou.
Maguito Vilela lamentou ainda que o atual governador de Goiás, Marconi Perillo, tenha praticamente acabado com programas sociais, inclusive distribuição de cesta básica, implantados pelo governo passado. "Por que isso? Ao que parece, pelo mesmo motivo que impede a Companhia de Águas e Esgotos de Brasília de trabalhar no entorno do DF: vaidade política. Estes programas sociais surgiram nos governos do PMDB, partido rival do atual governo de Goiás."
Para o senador goiano, os governos de Goiás e do DF devem trabalhar em parceria para resolver os problemas das cidades do entorno de Brasília. Ele observou que estas cidades, ao contrário de se beneficiar da proximidade da capital federal, vêm pagando um alto preço. "As pessoas moram nessas cidades, mas gastam seu dinheiro em Brasília e, assim, seus problemas aumentam de forma extraordinária", disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: