EDUARDO COBRA DO GOVERNO POLÍTICA DE EXPORTAÇÕES MAIS AGRESSIVA

Da Redação | 08/11/1999, 00h00

O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) cobrou do Governo federal, e particularmente do Ministério da Agricultura, a implantação de uma política de exportações mais agressiva, que imponha, inclusive, o princípio da reciprocidade aos países que restringem as importações brasileiras, e o estímulo à presença do Brasil em feiras mundiais.
- O Brasil perde cerca de US$ 6 bilhões por ano em suas exportações agroindustriais devido ao protecionimo agrícola dos países desenvolvidos. A verdade é que barreiras sanitárias e subsídios aos produtores locais impõem restrições a praticamente todos os produtores brasileiros, diminuindo em pelo menos 30% as exportações nacionais - afirmou.
Eduardo Siqueira Campos acrescentou que o Brasil também perde preciosas divisas por não ter participação efetiva em feiras mundiais, o que, salientou, é fundamental num mercado internacional cada vez mais globalizado. O senador lembrou que em recente feira mundial, em Colônia, na Alemanha, participaram 42 empresas brasileiras, contra 85 da Tailândia, 56 da Argentina e 70 do México.
- É inadmissível que desperdicemos preciosas oportunidades de expor nossos produtos no exterior, exatamente num momento em que o país tem premente necessidade de ampliar sua pauta de exportações - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: