PEDRO SIMON HOMENAGEIA RADIOAMADORES

Da Redação | 05/11/1999, 00h00

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) prestou uma homenagem aos radioamadores no seu dia, transcorrido nesta sexta-feira (dia 5), afirmando que a atividade do radioamadorismo, apesar de voltada essencialmente para a intercomunicação e a pesquisa técnica, é movida pela solidariedade. "Eles provam que a solidariedade ainda é um valor muito cultivado entre nós", disse.
Simon aproveitou a oportunidade para destacar a importância do padre gaúcho Roberto Landell de Moura, "o pioneiro mundial na transmissão da voz humana à distância, sem utilização de fios".
O inventor italiano Marconi, mais famoso que Landell de Moura, foi pioneiro na transmissão de sinais telegráficos, disse o senador, mas a invenção do padre representou um significativo avanço em relação ao invento de Marconi, pois tratava de transmissão de voz.Landell de Moura, nascido em Porto Alegre em janeiro de 1861, ordenou-se em Roma em 1886 e, na sua volta ao Brasil, desenvolveu experimentos científicos em São Paulo e obteve as patentes brasileiras de suas invenções em 1901, disse. Em 1904, solicitou e obteve, nos Estados Unidos, patentes para um transmissor de ondas, um telefone sem fio e um telégrafo sem fio, acrescentou.
- No momento em que faço o elogio de Roberto Landell de Moura, também tenho em mente que, lamentavelmente, os governos brasileiros, um após o outro, vêm tratando com grande descaso a ciência e a tecnologia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: