JEFFERSON PÉRES ESTÁ INDIGNADO COM A ONDA DE VIOLÊNCIA NO PAÍS

Da Redação | 05/11/1999, 00h00

O senador Jefferson Péres (PDT-AM), em discurso nesta sexta-feira (dia 5), mostrou-se indignado e receoso com a onda de violência que vem se espalhando por todo o país, o que demonstra, no seu entender, que o aparelho policial brasileiro "está falido". Para ele, é necessário que se faça alguma coisa em favor da segurança pública, a começar pelo reaparelhamento policial e canalização de mais recursos para que os policiais tenham uma melhor formação, de modo a minimizar o problema.
- Mas, mesmo dando melhores condições às polícias, talvez o país não erradicasse essa crescente onda de violência, porque além dos motivos já conhecidos, como falta de emprego e renda, temos um fator mais grave: a desumanização de nossa sociedade, agravada pela existência de um Estado corrupto que continua sem rumo e sem prumo - acrescentou.
Jefferson Péres disse que a insegurança atinge patamares preocupantes, pois até mesmo delegacias policiais de São Paulo estão sendo invadidas por criminosos, e jovens de classe média cometem "crimes bárbaros", como o ocorrido na última quarta-feira (dia 3) num shopping da capital paulista, onde um rapaz disparou vários tiros de metralhadora dentro de um cinema, matando três pessoas e ferindo outras.
No Rio de Janeiro, conforme disse, a situação não é diferente: um barco transportando membros da CPI do Narcotráfico foi desviado de seu itinerário porque os traficantes estavam por perto.
Péres cobrou providências no sentido de minimizar a questão, citando como exemplo o programa Tolerância Zero, da cidade de Nova York, onde são combatidos com rigor até mesmo os pequenos delitos.
Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) disse que a violência campeia por todo o país e salientou que o episódio envolvendo o atirador do shopping de São Paulo "revive, no país, o drama vivido pelas escolas americanas", em decorrência de chacinas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: