CABRAL SE ASSOCIA À LUTA DA OAB CONTRA A VIOLÊNCIA

Da Redação | 04/11/1999, 00h00

O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) denunciou as intimidações que estão sendo feitas ao presidente da OAB do Espírito Santo, Agesandro da Costa Pereira, que tem se posicionado contra o crime organizado, no estado. De acordo com o senador, o presidente da OAB está sendo ameaçado de morte e a ordem já sofreu ameaças de bomba em sua sede.
Em pronunciamento feito nesta quinta-feira (dia 4), Cabral lembrou que, nos tempos da ditadura militar, se colocavam bombas na OAB para calar sua voz na luta pela volta ao Estado de Direito. "E agora? De quem é a responsabilidade dessas tentativas de intimidação? Bastou que a OAB denunciasse a violência e as quadrilhas de jogos e de narcotráfico para que surgissem ameaças de morte e de bombas", afirmou.
Segundo Cabral, se não houver medidas para colocar um freio nessa associação de violência com a impunidade, vai se acabar intimidando o próprio Poder. "O Legislativo não pode se calar, pois irá se arrepender no futuro. Também tenho certeza de que a OAB não deixará de empunhar sua bandeira de luta", garantiu.
O senador pelo Amazonas citou a "Declaração de Belém", emitida no mês passado, em que o Colégio dos presidentes dos 27 Conselhos da OAB denuncia "as agressões à Constituição e aos direitos humanos, diante da escalada da violência e da histórica impunidade que grassa em todo o país, em desrespeito à cidadania brasileira.
Cabral afirmou que o recente assassinato da prefeita de Mundo Novo (MS), Dorcelina Folador, ocorrido na semana passada, pode e deve representar uma tomada firme de posição das autoridades envolvidas. "É preciso tomar providências enérgicas e imediatas que levem ao esclarecimento do episódio, apuração dos culpados e sua entrega às autoridades judiciais".
Em apartes, os senadores Amir Lando (PMDB-RO), Álvaro Dias (PSDB-PR) e senador Paulo Hartung (PSDB-ES) concordaram com as teses do expositor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: