ROMEU TUMA LAMENTA A MORTE DE ABREU SODRÉ

Da Redação | 24/09/1999, 00h00

Um democrata íntegro, realizador e corajoso: assim o senador Romeu Tuma (PFL-SP) classificou o ex-ministro das Relações Exteriores e ex-governador de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré, falecido no último dia 15, aos 81 anos de idade. Para o senador, Abreu Sodré foi um homem público que sempre condenou todas as formas de corrupção, que considerava o mais perigoso veneno para o Estado de Direito.
- Tive a honra de trabalhar com Abreu Sodré quando era governador. Sou testemunha da limpidez que sempre pautou sua administração, caracterizada por um período de realizações em todos os níveis, como a criação da Faculdade de Educação, dos Institutos de Geociências e Astronomia da USP, o início de implementação da Rodovia dos Imigrantes, a ampliação da rede escolar oficial e marcantes conquistas nos setores de energia, saneamento, segurança e transporte - salientou Tuma.
O senador citou também como realização de Abreu Sodré no governo de São Paulo, no período de 1967 a 1971, a criação da TV Cultura de São Paulo, cujo Conselho curador o ex-governador sempre presidiu. Outro Conselho que Abreu Sodré presidiu durante anos, conforme informou o senador, foi o do Museu de Arte de São Paulo (MASP), "importante entidade cultural da qual era um dos mais antigos sócios".
Mas foi em 1986, lembrou Tuma, que Abreu Sodré dedicou-se a uma de suas maiores paixões: a diplomacia. O senador registrou que, no Itamaraty, o então chanceler pregou uma política externa que chamou de "pragmatismo de resultados" e participou "da implantação do embrião do Mercosul". Sodré, na época, criticou duramente a discriminação racial na África do Sul e atuou na questão do reatamento das relações diplomáticas com Cuba.
- Uma Nação é moldada pelo exemplo de seus líderes. E poucos destes personificaram tão bem os ideais de ética, honradez e dedicação à causa pública quanto nosso inesquecível governador Roberto Costa de Abreu Sodré - concluiu Tuma.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: