PATROCÍNIO APLAUDE PROGRAMA QUE FINANCIARÁ SETOR DE SANEAMENTO
Da Redação | 26/05/1999, 00h00
O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) parabenizou a Caixa Econômica Federal pela iniciativa de instituir um programa especial de financiamento para facilitar a privatização de empresas prestadoras de serviços de saneamento básico, tendo como garantia ações dessas empresas.
Segundo Patrocínio, a privatização permitirá que vários objetivos sejam atingidos ao mesmo tempo, como a complementação de recursos do setor público pela iniciativa privada, maior eficiência e a ampliação do universo de serviços prestados. O senador disse que o programa também servirá para financiar os estudos necessários à realização da privatização, que depois serão pagos pela empresa vencedora da concorrência, sem onerar os cofres públicos.
São 40 milhões de pessoas sem esgoto, e mais de 9 milhões de casas sem coleta de lixo, destacou o senador, que somou a estes dados um déficit habitacional de 9 milhões de moradias. Essa crise de saneamento e habitação, como disse Patrocínio, vem acompanhada por uma crise das finanças públicas que atinge a União, os estados e os municípios. — Como o governo não dispõe de recursos suficientes para financiar os investimentos prioritários na área de saneamento básico, é necessário atrair a iniciativa privada para suprir a deficiência atual na oferta desses serviços, como água tratada e esgotamento sanitário - defendeu Patrocínio.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: