EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS ANUNCIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO
Da Redação | 26/05/1999, 00h00
O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) anunciou, nesta quarta-feira (dia 26), o lançamento de um programa de erradicação do analfabetismo no estado do Tocantins, intitulado ABC da Cidadania, que pretende alfabetizar 160 mil cidadãos até o ano 2000. "A cerimônia, a realizar-se em Palmas, presidida pelo governador Siqueira Campos, contará com a presença do ministro da Educação, Paulo Renato", informou.
Segundo o senador, Tocantins é o estado brasileiro com o maior crescimento do PIB, 7,8% ao ano. " Esse desempenho nos permite sonhar com a efetivação da Universidade Federal do Tocantins e da Escola Técnica Federal, promessas antigas que agora certamente se realizarão. O desemprego ainda não conseguiu desmotivar o povo tocantinense, mas está bem claro que precisamos investir no ensino profissionalizante para manter o crescimento".
Eduardo Siqueira Campos agradeceu ao compositor baiano Gilberto Gil a gentileza de estar cantando o slogan da campanha e enalteceu a participação de 2.785 voluntários que levarão o programa adiante. "É emocionante poder contar com tanta ajuda desinteressada, de gente que acredita estar o futuro do Brasil nesse território além do Tratado de Tordesilhas", enfatizou.
Para o senador, a agricultura é a grande solução para o país. "Tocantins, através do programa de desenvolvimento do cerrado (Prodecer), terá colaboração importante nessa política. A produtividade seria ainda melhor se o governo não fizesse essa "verdadeira agiotagem oficial" pegando dinheiro vindo dos japoneses - que financiam 70% desse projeto - e repassando esses recursos a 30% para os agricultores". Em aparte, o senador Arlindo Porto (PTB-MG) afirmou que o futuro do Tocantins será brilhante. "Quando era ministro da Agricultura, tive oportunidade de conhecer bem o estado, dimensionando suas potencialidades na agricultura e na educação. O que está faltando, nesse momento, é ênfase no crédito educativo, porque o governo federal não tem condições de financiar o 3º grau de acordo com as necessidades da população", disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: