DUTRA APONTA VEICULAÇÃO DETURPADA DE SEU NOME PELA TV GLOBO
Da Redação | 17/06/1998, 17h36
O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) protestou hoje (17) contra a forma com que seu nome foi veiculado pelo jornalista Ricardo Boechat, na Rede Globo de Televisão. O senador iniciou sua comunicação inadiável ao plenário perguntando-se como a imprensa de outros países relata as missões de seus parlamentares ao exterior.
Segundo o senador, o jornalista afirmou que "a pretexto de uma conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sete deputados e três senadores estão em uma festa, se deliciando em Genebra com dinheiro do contribuinte". De acordo com Dutra, a informação citava nominalmente ele e o deputado Jair Meneghelli (PT-SP).
- O intuito da acusação é óbvio. O problema é que quem está sendo atacada é a instituição - reclamou o senador.
Para Dutra,pior que uma mentira é uma meia verdade. Segundo ele, a informação veiculada na televisão afirmava que os deputados e senadores levaram suas esposas e que a Embaixada do Brasil naquela cidade estava organizando atividades e programações para elas. Dutra sugeriu que o Senado perguntasse à embaixada se foi de lá que surgiu essa informação.
O senador ponderou que alguns parlamentares realmente levaram suas esposas, mas suas passagens e estadas foram pagas com dinheiro dos próprios deputados e senadores. Lamentou que a notícia induzia o ouvinte a pensar que o Congresso pagou também as passagens dos cônjuges.
O senador por Sergipe disse que, se a intenção da emissora de TV fosse fiscalizar os parlamentares, poderia ter enviado uma equipe a Genebra, como fizera alguns anos atrás com o ex-ministro do Trabalho Antonio Rogério Magri.
- Veria então que os parlamentares citados podiam facilmente ser encontrados no plenário ou nas comissões sobre o trabalho infantil, sobre a subcontratação e a comissão de resoluções - concluiu Dutra, que prometeu para breve um relato detalhado sobre a visita à OIT.
O presidente da sessão, senador Geraldo Melo (PSDB-RN), disse que a mesa lamentava o fato de a sociedade brasileira estar exposta a tal processo de desinformação. Melo afirmou que a mesa lamentava também que alguns jornalistas, para usarem alguma frase inteligente, negam à sociedade brasileira o direito de ser corretamente informada.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: