JÚLIO: MATO GROSSO É GRANDE FRONTEIRA AGRÍCOLA DO PAÍS

Da Redação | 07/05/1998, 11h19

Autor da proposta de homenagem prestada hoje (dia 7) pelo Senado a Mato Grosso, o senador Júlio Campos (PFL-MT) afirmou que o estado, em função de suas condições topográficas e climáticas e também da capacidade do seu povo, apresenta-se como a grande fronteira agrícola brasileira.

- Aos 250 anos, Mato Grosso consegue conciliar desenvolvimento econômico, necessário e útil, com a preservação das riquezas naturais, imperativo de sobrevivência da humanidade - comentou Júlio Campos, que também já foi governador do estado.

Citando dados históricos, Júlio Campos disse que a crise da economia do açúcar e a notícia da descoberta de pedras e metais preciosos no interior (nas regiões onde hoje se localizam Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso), foi o que forçou a mudança do processo de ocupação do Brasil. Antes a exploração colonial era feita apenas no litoral.

Júlio Campos registrou que, quando chegou a São Paulo a notícia da descoberta de ouro em Mato Grosso, por uma bandeira chefiada por Pascoal Moreira Cabral, levas de imigrantes dirigiram-se para a nova terra. "Estes valentes e destemidos homens vararam o atual território mato-grossense, incorporando-o à colônia portuguesa, tornando letra morta os limites traçados em Tordesilhas", completou.

MERCOSUL

Ao se solidarizar com a homenagem, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) destacou a importância de Mato Grosso para o sucesso do Mercosul. Ele disse que a contribuição através de suas hidrovias pode ser decisiva. O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) observou que o estado está mudando sua face econômica de um pólo minerador para se transformar no maior produtor de grãos do Brasil.

Já o senador Levy Dias (PPB-MS) disse que Mato Grosso pode se considerar privilegiado pelo seu potencial nas áreas da agricultura, pecuária, mineração e indústria. "Falta apenas uma vírgula para o estado se tornar o maior produtor agrícola do país, já que hoje ele e o Paraná chegam a produzir 7 milhões de grãos", estimou.

O senador Pedro Piva (PSDB-SP) lembrou que foram os paulistas que formaram bandeiras e partiram para colonizar o estado. E o senador Odacir Soares (PTB-RO) argumentou que a região do Centro-Oeste jamais pertenceria ao Brasil se não houvesse a colonização através de Mato Grosso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: