HUGO NAPOLEÃO QUER CRIAR REGIÃO DA GRANDE TERESINA
Da Redação | 27/03/1998, 11h38
Para articular e harmonizar ações administrativas da União e dos estados do Piauí e Maranhão, o senador Hugo Napoleão (PFL-PI) apresentou projeto de lei que prevê a criação da Região Integrada da Grande Teresina e o Programa Especial de Desenvolvimento da Grande Teresina. O projeto estabelece a criação de linhas de créditos, incentivos fiscais, programa de geração de emprego e fixação da mão-de-obra
A região abrangerá municípios do Piauí - Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Teresina e União - e o município maranhense de Timon, cidade-irmã de Teresina, separada apenas pelo rio Parnaíba. Hugo Napoleão explica que, apesar de Teresina ser capital de um dos estados mais carentes do país, é um pólo de influência não só para os municípios do Piauí, mas também para parte do Maranhão, Tocantins e Pará.
O projeto traz dados que comprovam a informação: 41% dos pacientes atendidos em hospitais públicos de Teresina são de outras cidades do Piauí, Maranhão e Pará. Cresce também o número de pessoas que trabalham em Teresina e vivem nos municípios vizinhos.
- Diante desse quadro de interdependência e intercâmbio cultural, econômico e social, é imprescindível um planejamento global para a Grande Teresina - diz a justificação do projeto. O senador explica que as soluções para problemas urbanos, econômicos e sociais de Teresina ultrapassam as fronteiras do estado. O texto do projeto indica que as decisões devem ser tomadas em ações conjuntas da União, do estado e dos municípios.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: