BEZERRA HOMENAGEIA AS MULHERES DO PMDB

Da Redação | 10/03/1998, 10h36

Ao celebrar o Dia Internacional da Mulher, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) homenageou as mulheres brasileiras que, junto com o PMDB, lutaram 20 anos por uma democracia para o Brasil, "ajudando a escrever a história da resistência do partido ao arbítrio da ditadura militar, muitas delas torturadas e aprisionadas por tempo indeterminado".

Ele disse que a mulher logrou várias conquistas na Constituição de 1988, mas reconheceu que muitos desses avanços ainda dependem de legislação complementar. Afirmou que as mulheres constituintes "lutaram com denodo e conseguiram assegurar direitos que até então lhes eram negados", e lembrou que a representação feminina atual no Legislativo é de 33 deputadas e seis senadoras.

- Com tudo isso, entretanto, a participação da mulher no processo decisório do país é insignificante. Poucas mulheres ocupam cargos de segundo escalão nos ministérios. Não temos nenhuma ministra.

Ao homenagear as mulheres parlamentares, Carlos Bezerra citou sua esposa, Teté Bezerra, primeira deputada federal a ser eleita por Mato Grosso. E afirmou que "ela luta incansavelmente pelas conquistas femininas, quer em movimentos em nosso estado, quer no âmbito federal". E lembrou que Teté Bezerra foi uma das vitoriosas na aprovação da lei que fixou cotas garantindo 30% das vagas de cada partido para candidatas mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: