ABDIAS: ABANDONO DOS CIEPS MOSTRA DESCASO PELA EDUCAÇÃO

Da Redação | 01/08/1997, 16h47

A extinção, pelo governo do Rio de Janeiro, do Programa Especial de Educação e o abandono de grande parte dos Cieps foram apontados pelo senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) como um sintoma de descaso das autoridades em relação à educação pública. O senador citou recentereportagem do jornal O Globo, segundo a qual os desperdícios resultantes da "desmontagem" dos Cieps já ultrapassam R$ 30 milhões.

Dos 508 Cieps construídos, informou ele, apenas metade mantém o horário integral, e muitos foram desativados. Conforme Abdias Nascimento, o programa de teleducação foi extinto, consultórios médicos e dentários encontram-se fechados, laboratórios de química, física e biologia não podem funcionar devido à falta de professores, e as piscinas viraram depósitos de água poluída.

AFRO-BRASILEIROS

Abdias Nascimento ressaltou ainda que, no país,os contingentes de estudantes afro-brasileiros são discriminados em relação aos brancos. Ele observou, baseado em relatório divulgado pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), que 35% dos afro-brasileiros são analfabetos, contra 15% dos brancos.

Para o senador, "a situação é reforçada pelo problema da inserção social da população afro-brasileira, que sofre em dobro os efeitos da pobreza, dentre eles a dificuldade de manter os filhos estudando, dada a necessidade de que esses contribuam para a minguada renda familiar".

- Mais que um resultado das rivalidades e dos ciúmes políticos, a extinção do Programa Especial de Educação e o abandono dos Cieps são emblemáticos de uma mentalidade que enxerga no pobre - quase sempre negro - um ser inferior, que por isso merece uma educação igualmente inferior, destinada a mantê-lo no "seu" lugar - acrescentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: