História da Agência Senado

Desde 1995, a Agência Senado transmite seu noticiário por rede de computadores. Com criação oficial em 1997, o funcionamento da Agência tem sua origem no ano de 1962, quando o Senado iniciou a produção de material noticioso para o programa A Voz do Brasil, no horário reservado ao Congresso Nacional. Sob a denominação de Seção de Divulgação, que integrava o Serviço de Radiodifusão, a Agência realizava o trabalho de elaboração de resenhas diárias dos fatos da Casa para posterior distribuição aos jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. As produções de notícias escritas e radiofônicas nasceram juntas e assim continuaram até 1972, quando foi instituída a Seção de Redação. Nessa época, o noticiário escrito produzido pelo Senado chamava-se "Súmula Informativa".

Com a chegada dos computadores na Casa e a modernização da Gráfica do Senado, em meados da década de 70, o setor de comunicações ganhou independência, com a criação da Subsecretaria de Divulgação e Relações Públicas. O resumo jornalístico dos acontecimentos era impresso em boletins, distribuídos internamente no Senado e transmitidos para o restante do país por telex a partir do ano de 1984.

Um conjunto de fatores mudou o cenário da Comunicação do Senado a partir da década de 90: a contratação dos primeiros jornalistas concursados (1991); o processo de redemocratização por que passava o país, em que a nova Constituição trouxe legislações como a Lei da Cabodifusão, que previa um canal de TV específico para o Senado; a promoção de seminários com especialistas de comunicação externos e da Casa; modernas tecnologias (fac-símile, primeiras redes informatizadas, sistema STM-400). A nova estrutura de comunicação, englobada então pela Secretaria Especial de Comunicação Social (SECS), passou a ser composta pela Agência Senado, o Jornal do Senado, a Rádio Senado e a TV Senado, além do serviço de Relações Públicas e o chamado Alô Senado. A antiga denominação do noticiário escrito, "O Dia no Senado", foi substituída pelo nome Agência Senado no ano de 1995. Nesse mesmo ano, a Internet passou a ser utilizada pelo Senado em caráter experimental e a Agência Senado destacou-se como um dos primeiros veículos públicos de notícias a utilizar a nova tecnologia.