Fator 85/95
O fator 85/95, ou Regra 85/95 Progressiva de acordo com a Lei 13.183/2015, foi a opção proposta pelo governo federal ao fator previdenciário. O novo fator garante aposentadoria integral para quem se enquadrar nas novas regras.
O trabalhador pode se aposentar recebendo integralmente se a soma de sua idade mais o tempo de contribuição para o INSS alcançar o número 85 para mulheres, e 95, para homens.
Por exemplo, uma mulher de 55 anos de idade, que já tenha contribuído por 30 anos, pode se aposentar, pois a soma dos dois valores dá 85. O mesmo pode ser dito para um homem de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, cuja soma é igual a 95.
O critério progressivo ajusta os pontos necessários para obter a aposentadoria de acordo com a expectativa de sobrevida dos brasileiros.
Até 30 de dezembro 2018, para se aposentar por tempo de contribuição, sem incidência do fator, o segurado terá de somar 85 pontos, se mulher, e 95 pontos, se homem. A partir de 31 de dezembro de 2018, para afastar o uso do fator previdenciário, a soma da idade e do tempo de contribuição terá de ser 86, se mulher, e 96, se homem. A lei limita esse escalonamento até 2026, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100.
Fonte: INSS
Atualizado em 11 de janeiro de 2015
- Espionagem: comissão aprova audiência com ex-diretor da Abin
- CE aprova criação de campanha de conscientização sobre saúde mental
- Comissão de Infraestrutura elege vice-presidente e aprova plano de trabalho
- Projeto cria título Cidade Amiga do Idoso para incentivar ações de inclusão
- Aprovado projeto que amplia benefícios para vítimas de calamidades
- MP cria incentivos para capacitação de participantes do Mais Médicos
- CAE aprova projeto que simplifica pagamento de tributos pelo contribuinte
- Senado confirma ampliação do prazo de pagamento do Pronampe
- Ramagem será convidado para explicar rastreamento de celulares pela Abin
- Vai à Câmara transporte escolar para universitários de baixa renda