Debatedores apoiam projeto que reestrutura o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária

Luiz Felipe Liazibra | 22/09/2023, 09h47

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT) discutiu o PL 6.417/2019, que reestrutura o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). Entre as inovações, o projeto estabelece planos plurianuais, planos operativos e a criação de uma plataforma digital para integração da rede.

O diretor-executivo da Embrapa, Clenio Pillon, disse que o projeto precisa remover barreiras relacionadas à burocracia. O vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Gilson da Silva, defendeu a centralização do que está sendo pesquisado nacionalmente em política agrícola, mas ressaltou que não é preciso obrigar a participação de universidades no sistema.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que é o relator da proposta, saudou a aproximação entre o setor acadêmico, o setor empresarial e o governo, propiciando a disseminação de novas tecnologias.

Caso aprovado, o texto, que tramita na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) em caráter terminativo, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.



Opções: Download