Senadores comemoram goleada da seleção feminina na estreia na Copa

Rodrigo Resende | 24/07/2023, 13h01

A seleção brasileira feminina de futebol venceu o Panamá por 4 a 0, na manhã desta segunda-feira (24), na estreia da Copa do Mundo disputada na Austrália e na Nova Zelândia, em partida na cidade australiana de Adelaide. Pelas redes sociais, senadoras e senadores se manifestaram sobre a estreia vitoriosa da seleção.

Eliziane Gama (PSD-MA), saudou a conterrânea maranhense Ary Borges, autora de três gols. Teresa Leitão (PT-PE) comemorou o resultado e a entrada da "rainha" Marta em campo no segundo tempo. Romário (PL-RJ), que foi o craque da Copa do Mundo de 1994, afirmou que a seleção ganhou com folga.Esperidião Amin (PP-SC) também destacou a bela estreia do time nacional. Professora Dorinha Seabra (União-TO) escreveu que "a seleção começou bem demais". Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ressaltou que esse é o passo inicial rumo à primeira estrela, referindo-se ao símbolo que a equipe campeã tradicionalmente acrescenta à sua camiseta quando conquista a taça.

Próximos jogos

O próximo jogo da seleção será neste sábado (29), às 7h (no horário de Brasília), contra a França. Ainda na primeira fase, as brasileiras enfrentarão a Jamaica na quarta-feira da semana que vem (2 de agosto), também às 7h.

Numa iniciativa inédita para uma Copa feminina, o Poder Executivo, a Câmara dos Deputados e o Senado decidiram liberar os servidores para assistirem aos jogos de casa, com alteração do horário de trabalho, o que tradicionalmente é feito nas Copas masculinas. No Senado, nos dia em que o Brasil jogar às 8h, o expediente começa ao meio-dia. Quando o jogo começa às 7h, o expediente se inicia às 11h.

Esta é a nona Copa do Mundo Feminina da Fifa, disputada a cada quatro anos desde 1991. Os Estados Unidos são os grandes campeões, tendo já levantado a taça quatro vezes. A Alemanha é bicampeã. Noruega e Japão têm um título cada um. A melhor colocação da seleção brasileira foi o vice-campeonato em 2007, na China, quando perdeu a final da Alemanha, por 2 a 0.

A Copa da Austrália e da Nova Zelândia é disputada por 32 seleções. As fases do torneio são iguais às da Copa masculina. Assim, as seleções finalistas disputam sete partidas. A grande final está marcada para o dia 20 de agosto, às 7h (horário de Brasília).



Opções: Download