Esperidião Amin apela ao Itamaraty por consenso na indicação de embaixadores

Pedro Pincer | 11/11/2022, 11h13

Eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para um mandato de pouco mais de dois meses, o senador Esperidião Amin (PP-SC) fez um apelo para que o atual governo e a equipe de transição fechem um acordo para a indicação dos novos embaixadores a serem sabatinados pela comissão. 

— Temos que encarar que estamos em transição. Formulo publicamente um apelo aos encarregados da transição, no Itamaraty, para que deem ao país uma demonstração de republicanismo, fazendo com que as indicações sejam objeto, como tudo indica, de uma avaliação entre o governo sainte e o entrante, até para que o Senado possa exercitar seu dever. Para que o presidente do Senado [Rodrigo Pacheco] seja tranquilizado pelos representantes, de que as indicações são convalidadas por ambas as partes — pediu Amin.

O senador foi eleito nesta quinta-feira (10) e seu mandato vai somente até fevereiro de 2023, uma vez que o cargo estava vago após a licença da ex-presidente Katia Abreu (PP-TO), e do retorno à suplência de Margareth Buzetti (PP-MT), que a havia substituído. 



Opções: Download