qd 257

imagem1000001

  

Conheça a doença


Catapora ou varicela é uma infecção viral, altamente contagiosa, caracterizada pelo surgimento de manchas vermelhas na pele que evoluem para bolhas (vesículas) e posteriormente formam crostas. Durante a manifestação, pode ocorrer febre moderada e outros sintomas. Em crianças, geralmente é uma doença benigna e autolimitada (controlada pelo próprio organismo). Em adolescentes e adultos, o quadro clínico pode ser mais rigoroso. O vírus da varicela pode reaparecer na fase adulta na forma de herpes zoster (popularmente conhecido como cobreiro).

Transmissão:

Ocorre de pessoa a pessoa, através de contato direto ou de secreções respiratórias e, raramente, através de contato com lesões de pele. Também pode ser transmitida indiretamente, através de objetos contaminados com secreções de pacientes infectados. Varia de um a dois dias antes da erupção até cinco dias após o surgimento do primeiro grupo de vesículas. Enquanto houver vesículas, a infecção é possível.

Incubação:

Entre 14 e 16 dias, podendo variar entre 10 e 20 dias após o contato.

Imunidade:

A ocorrência de infecção confere imunidade permanente à pessoa contaminada, embora, raramente, possa ocorrer um segundo episódio de catapora. A imunidade transferida para o feto pela mãe que já teve varicela assegura, na maioria das vezes, proteção de quatro a seis meses após o nascimento.

Proteção da população:

As pessoas com a doença devem ser afastadas de escolas, creches ou trabalho por um período de dez dias, contados a partir da data de aparecimento da erupção. Vacinar os indivíduos sob risco de desenvolver formas graves. 

Medidas de prevenção:

• Higiene - lavar as mãos após tocar nas lesões;

• Isolamento – crianças com varicela não complicada só devem retornar à escola após todas as lesões evoluírem para crostas. Crianças com baixa imunidade ou que apresentam curso clínico prolongado só deverão retornar às atividades após o término da erupção. Pacientes internados devem ser isolados.

• Desinfecção – objetos contaminados com secreções devem ser desinfetados.

Notificação:

No Brasil, a varicela não é uma doença de notificação compulsória, embora os surtos devam ser notificados às secretarias municipais e estaduais de saúde. No período de 1998 a 2007, foram registradas no Sistema Único de aúde (SUS) 36.623 internações por varicela. Em 2010, de janeiro a agosto, foram notificados 1.340 surtos, com 12.091 casos.

Fonte: Ministério da Saúde
Agência Senado - Senado Federal | E-mail: agencia@senado.gov.br
Praça dos Três Poderes, Anexo I, 20.º andar.
70165-900 - Brasília DF