Glossário
OC
Sigla de ondas curtas. Faixa de frequência entre 5.950 kHz e 26.100 kHz (quilohertz). Inclui várias subfaixas usadas em radiodifusão e comunicações em geral, inclusive marítimas e aeronáuticas.
Veja AM.
Off
Deriva do termo em inglês off the record e designa a parte da reportagem de TV gravada na voz do repórter, do editor ou do locutor, na qual a informação está sendo contada e o repórter não aparece, apenas sua voz pode ser ouvida.
Off line
É o espaço virtual onde estão guardados os programas que já foram ao ar. Para exibir novamente o produto que está nesse espaço, é necessário um processo de resgate. (TV/Arquivos)
Olho
Texto curto (na diagramação, tem poucas linhas e largura estreita), inserido entre colunas da matéria para destacar uma informação.
OM
Sigla de ondas médias. Faixa de frequência entre 300 kHz e 3.000 kHz (quilohertz). Para transmissões de radiodifusão sonora, é usada a subfaixa entre 540 kHz e 1.710 kHz.
Veja AM.
Operador de Áudio
É o profissional técnico responsável por regular os sinais de áudio durante as transmissões ao vivo ou nas gravações. (TV)
Operador de GC
É o profissional técnico que digita no equipamento específico todas as informações que surgem por escrito na tela durante as transmissões da emissora. (TV)
Operador de rede social
Profissional responsável pela atuação nas redes sociais, que trabalha sob a orientação do coordenador de perfil de rede social. Deve seguir o planejamento do perfil, as orientações do Manual de Comunicação e a Política de Uso das Redes Sociais.
Operador de Vídeo
Profissional responsável pela qualidade de imagens no vídeo, operando os controles, aumentando ou diminuindo o vídeo e pedestal, alinhando as câmeras, colocando os filtros adequados e corrigindo as aberturas de diafragma. Definição dada pelo Decreto 84.134 de 30 de outubro de 1979. (TV)
Operador de Videoteipe
Profissional que opera as máquinas de gravação e reprodução dos programas em videoteipe, mantendo a responsabilidade direta sobre os controles indispensáveis à gravação e reprodução. Definição dada pelo Decreto 84.134 de 30 de outubro de 1979. (TV)
Órfã
É a primeira linha de um parágrafo que fica isolada na última linha de uma coluna ou de uma página. (Agência/Jornal)
Organicidade
Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade produtora, acumuladora em suas relações internas e externas. (Arquivos)
OTA (Over-The-Air)
Método de transmissão de sinais de televisão ou rádio por meio de ondas eletromagnéticas, sem necessidade de cabos ou infraestrutura física direta.
OTT (Over-The-Top)
Serviços de streaming via internet (TV, rádio e telecomunicações).
Out
Saída de um sinal. (TV)
Output
Saída de informações ou sinais. Oposto ao input. (TV)
Página temática
Página especial que agrega todas as matérias em texto/foto, áudio e vídeo publicadas no Portal Senado Notícias sobre um tema específico. Essas páginas apresentam uma manchete e seis destaques com fotos, além da lista completa das matérias publicadas sobre o assunto.
Pantilt
É a alavanca que permite os movimentos feitos pelas câmeras-robô instaladas nas comissões. Pan (panorâmica ou panning) é o movimento da câmera na horizontal, geralmente de forma lenta, de um lado para outro e tilt é o movimento na vertical, também de forma lenta, de cima para baixo ou vice-versa. Na TV Senado, o termo denomina informalmente a CCP, local onde funciona todo o sistema de gravação, creditagem, armazenamento e registro em tempo real das reuniões das comissões. (TV)
Passagem (de rádio)
Veja Vinheta de passagem.
Passagem
Recurso usado por repórter de TV para:
- passar de um assunto a outro na matéria;
- marcar o local onde o fato aconteceu ou houve repercussão da notícia; ou
- quando não existem imagens para corroborar o que está sendo noticiado.
Pauta
Documento que orienta a cobertura e fornece ao repórter as principais informações de um fato ou evento, como local, hora e possíveis entrevistados.
Pauteiro
Profissional responsável por elaborar a pauta.
Ver Pauta.
Pé da matéria
Parte final da matéria de rádio. Trecho gravado pelo repórter que começa logo após a última sonora e termina com a assinatura.
Perfil em rede social
Página em rede social que representa área, serviço ou produto da Secom e serve como canal de interação com o público, compartilhando informações e conteúdos institucionais.
Pesquisa de opinião
Coleta de dados da opinião pública que segue procedimentos estatísticos e cujos resultados podem ser generalizados à população pesquisada. Devido ao rigor metodológico empregado, as pesquisas de opinião carregam em si maior confiabilidade em seus resultados do que outras técnicas de sondagem, como as enquetes, por exemplo. (Sepop)
Picote
Falha na transmissão do sinal de rádio caracterizada por breves interrupções em sequência.
Piloto
Edição-teste de um programa sujeita a avaliação antes de o produto finalizado ser lançado.
Pisca
Recurso usado na edição de imagens para amenizar um corte numa sonora, entrevista ou “sobe som” gravados em um mesmo plano. O mais comum é um frame de tela branca que dá a impressão de um disparo de flash de câmera fotográfica.
Pitching
É a fase de elaboração dos projetos de documentários ou séries da TV Senado, visando à apresentação e aprovação pela direção da emissora e da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado. (TV)
Pixel
Abreviatura de Picture Element. Menor ponto da tela de vídeo. Na tevê, as cores são constituídas basicamente pelo vermelho, verde e azul (RGB). (TV)