Economia vai crescer 2,7% em 2018, prevê Instituição Fiscal Independente

Da Redação | 19/02/2018, 13h50

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 deverá ser de 2,7%, segundo previsão da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, em relatório mensal apresentado nesta segunda-feira (19). A previsão anterior era de 2,3%. O documento traz atualizações das estimativas para curto, médio e longo prazos. Além disso, segundo o estudo, a ampliação da massa de salários e a queda da taxa de juros e do comprometimento de renda sustentam uma perspectiva de aceleração do crescimento econômico para este ano.

Dívida

Os analistas da IFI preveem um panorama mais positivo para a dívida bruta do governo. Em outubro de 2017, o cenário básico apontava que a dívida chegaria ao pico de 93,5% do PIB, em 2025.  Agora, sinaliza 86,6% do PIB, já em 2023. Ou seja, a trajetória de queda do indicador dívida/PIB deve se iniciar antes do previsto, o que é positivo, segundo Felipe Salto, diretor-executivo da IFI.

— Atividade econômica melhor, juros mais baixos, resultado primário mais elevado e antecipação dos pagamentos dos créditos do Tesouro junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ajudam a compreender as alterações — afirmou o economista Felipe Salto, diretor-executivo da IFI.

Teto de gastos

Apesar de um cenário econômico-fiscal mais favorável apresentado no relatório, os especialistas lembram que para os próximos anos a situação ainda é desafiadora, a começar pela contenção da trajetória das despesas sem comprometer o funcionamento da máquina pública.

Segundo Felipe Salto, há risco de não cumprimento do teto de gastos previstos na Emenda Constitucional 95/2016 a partir do ano de 2019.

— São necessárias medidas para limites dos gastos obrigatórios, notadamente com pessoal e previdenciários. O risco de não se cumprir o teto de gastos é elevado. Espero que ocorra algum avanço na reforma da Previdência, ainda não seja a que está em negociação atualmente — advertiu.

Cenários

O Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) é a principal publicação da IFI, cuja missão é analisar o cumprimento das metas fiscais, a evolução dos indicadores econômicos e das contas públicas.

Além disso, estão entre as suas atribuições a elaboração de cenários prospectivos e a avaliação dos efeitos fiscais das ações do Estado.

As próximas edições do RAF têm previsão de publicação para 12 de março e 9 de abril. o número oficial do PIB de 2017 será divulgado pelo governo em 1º de março.

Projeções da IFI para 2018
PIB crescimento real (%)                                          
2,7
PIB nominal (em R$ bilhões) 6.948
IPCA acumulado (%) 3,8
Câmbio - fim do período 3,4
Dívida bruta (% do PIB) 75,79
Selic - fim do período (%) 6,5
Massa salarial crescimento (%) 2,7

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)