TV Senado tem programação especial dedicada aos povos indígenas em abril

11/04/2024, 16h56

Em homenagem aos povos originários do Brasil, o programa Espaço Cultural da TV Senado apresenta uma série de três episódios especiais gravados durante o Festival 'Brasil é Terra Indígena'. Realizado em dezembro de 2023, o evento uniu artistas indígenas e figuras consagradas da cena musical brasileira.

Os programas serão exibidos ao longo do mês de abril, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar a diversidade e a riqueza da música indígena contemporânea.

No episódio que estreia em 13 de abril, 20h, Gean Pankararu se une ao cantor Lenine. No dia 20, a cantora amazonense, Djuena Tikuna divide o palco com Mariene de Castro. Os paraenses Gaby Amarantos e Felipe Cordeiro são os convidados especiais das Suraras do Tapajós, na estreia de 27 de abril.

A programação de documentários também terá estreias dedicadas aos povos indígenas. No dia 12 de abril, às 22h30, Aikewára conta a violência que os índios da etnia Aikewára Suruí sofreram em meados dos anos 70, quando houve a ocupação do território indígena por tropas do Exército, em decorrência da Guerrilha do Araguaia, no sul e sudeste paraense. 

Em 19 de abril, dia dos povos indígenas, às 21h30, estreia Nheengatu, nome que se refere à língua falada por alguns grupos no alto Rio Negro, Amazônia. Homens, mulheres e crianças mostram sua relação com essa língua a partir da chegada dos “brancos”, quando suas rotinas começaram a mudar. No dia 20, às 21h, o documentário Índio Cidadão? resgata a luta das nações indígenas brasileiras pela conquista de direitos na Constituinte de 1987/88  e, vinte e cinco anos depois, mostra a atuação do movimento indígena na mobilização nacional em defesa dos direitos constitucionais ameaçados. Os títulos dedicados aos povos originários são parte da programação especial da TV Senado em comemoração aos 200 anos do Senado em 2024. 

Por questões de direitos autorais, após a exibição, o programa Espaço Cultural fica disponível apenas no site da TV Senado, no endereço https://www12.senado.leg.br/tv/programas/espaco-cultural-2, e não vai para o canal da emissora no YouTube. Os documentários licenciados também estão disponíveis apenas na grade da emissora. 

Estreias na TV Senado:

Espaço Cultural "Festival Brasil é terra indígena"

Data: 13, 20, 27 de abril

Horário: 20h

Documentários: 

      - Aikewara, 12/4, 22h30;

      - Nheengatu, 19/4, 21h30;

      - Índio Cidadão?, 20/4, 21h

Como sintonizar: https://www12.senado.leg.br/tv/programacao#sintonizar

 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid