TV Senado exibe documentário “O presidente improvável” sobre FHC e Plano Real
27/06/2024, 19h13
Como a história pessoal de Fernando Henrique Cardoso pode nos ajudar a compreender a História recente do Brasil? Foi a partir dessa pergunta que o diretor Belisário Franca (“Menino 23”, “Soldados do Araguaia” e "Amazônia Eterna") realizou o documentário “O presidente improvável”, que será exibido pela primeira vez em TV aberta neste sábado (29), às 21h, pela TV Senado. O longa-metragem resgata a trajetória e o pensamento de FHC desde a sua infância até o presente.
Intercalando imagens de arquivo com trechos de diálogo, o documentário coloca FHC diante de amigos e colegas de longa data para relembrar histórias do passado, refletir sobre o presente e revisar o seu legado como político, sociólogo e brasileiro. Entre os seus interlocutores, o espectador vai se deparar com grandes intelectuais e políticos do Brasil e do mundo, como Bill Clinton, Manuel Castells, Gilberto Gil, Ricardo Lagos, Raul Jungmann, Boris Fausto e Alain Touraine. Ao reconstituir o caminho intelectual e político do protagonista, o filme também refaz o percurso da História do Brasil e do plano Real e propõe uma reflexão sobre a democracia e a luta por um país melhor.
“É surpreendente a biografia do Fernando Henrique, que desde muito cedo esteve envolvido direta ou indiretamente em fatos históricos do Brasil. Isso me chamou muito a atenção. O valor das instituições que a democracia traz não é garantido. A gente assiste a esse derretimento dos pilares, e escutá-lo falar da sua vida, do seu tempo antes da presidência — da família, da Academia, da sua atuação como intelectual e dos primeiros passos na política — é de grande impacto”, explica Belisário Franca.
O documentário integra uma programação especial da TV Senado para os 200 anos do Senado, que exibiu, em junho, outros títulos sobre presidentes da República, compondo um mosaico da história política brasileira.
Serviço:
Exibição do documentário “O presidente improvável”
TV Senado (como sintonizar)
Estreia: sábado (29 de junho), às 21h; e reprise: domingo (7 de julho), às 21h
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"