SIGA Brasil assegura acesso fácil aos dados sobre o Orçamento da União

12/07/2023, 16h40

O SIGA Brasil é um sistema de informações sobre orçamento federal, mantido pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle (Conorf) e pelo Prodasen, que facilita o acesso de qualquer cidadão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e a outras bases de dados sobre planos e orçamentos públicos.

Criado inicialmente para dar apoio às atividades da Conorf, reuniu num só lugar todas as informações orçamentárias dos Poderes Executivo e Legislativo e passou a ser amplamente utilizado para pesquisa sobre a elaboração e execução do orçamento federal por diversos setores da sociedade: órgãos públicos federais, estaduais e municipais, entidades da sociedade civil, jornalistas e especialistas.

Dentre as informações disponíveis destacam-se: despesas do orçamento da União por assunto, sem necessidade de conhecer as classificações orçamentárias e execução das emendas parlamentares ao Orçamento da União.

O acesso ao SIGA Brasil pode ser feito pela internet (Veja aqui), por meio do SIGA Brasil Painéis e SIGA Brasil Relatórios. No SIGA Brasil Painéis o usuário tem acesso a análises plurianuais e pesquisas por palavras-chaves. Já no SIGA Brasil Relatórios, a pesquisa pode ser montada de forma personalizada.

Por demandar algum conhecimento sobre o processo orçamentário, o Siga Brasil Relatórios é mais recomendado para usuários com certa experiência prévia sobre o assunto. O sistema pode ser acessado de duas formas: pelo acesso especialista e pelo acesso público. As duas modalidades usam a mesma base de dados. A diferença é que, no acesso especialista, o usuário pode salvar as suas pesquisas para posterior consulta ou edição.

Para solicitar esclarecimentos e mais informações utilize o email sigabrasil@senado.gov.br ou acesse a página do SIGA Brasil na internet, Que também dispobiliza material que orienta e ajuda a tirar dúvidas. O contato também pode ser feito por telefone: (61) 3303-3412.

Orçmento Fácil

O Senado Federal também oferece aos cidadãos um serviço que ajuda a entender melhor as questões orçamentárias: o Orçamento Fácil, uma série de animações que explica a importância do orçamento público, como ele é elaborado no Brasil e o que é feito com os recursos dos impostos, taxas e contribuições pagos pelos brasileiros.

Saiba mais no Portal do Senado: https://www12.senado.leg.br/orcamentofacil

Mais Orçamento

O Portal do Senado ainda oferece informações sobre Orçamento da União em página específica onde podem ser consultadas a legislação orçamentária, glossários de termos específicos e estudos orçamentários. Veja aqui.

Na página do Congresso Nacional é possível consultar, dentre outas informações, o andamento das matérias orçamentárias submetidas à análise dos senadores e deputados federais: Projeto de Lei de Orçamento da União (PLOA), Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), projeto de Plano Plurianual (PPA), e mensagens de prestação de contas (MCN).

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid