Senado participa da 15ª Bienal Internacional do Livro do Ceará
04/04/2025, 15h13
O Senado Federal está presente na 15ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, aberta nesta sexta-feira (4), em Fortaleza. O estande da Livraria do Senado enviou à capital cearense mais de 200 títulos de seu catálogo — que inclui desde publicações sobre legislações diversas a obras clássicas relacionadas à história do Brasil, lançadas pelo seu Conselho Editorial — num total de 8 mil livros, com destaque para a Coleção Escritoras do Brasil. Todas as obras serão vendidas a preço de custo.
Além das obras impressas, a participação do Senado no evento oferecerá a Oficina Legislativa sobre o portal e-Cidadania, ferramenta do Senado que incentiva alunos dos ensinos Fundamental e Médio a pensar em soluções para o país por meio de criação e avaliação de ideias legislativas. A iniciativa ajuda a formar cidadãos mais conscientes e participativos, pois essas ideias podem ser debatidas pelos senadores e virar leis.
Espaço instagramável
A Bienal tem como tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, e o estande do Senado reservou um espaço especial para a divulgação da Coleção Escritoras do Brasil, que reedita autoras pouco conhecidas hoje, mas que desempenharam um papel significativo na história, seja devido à importância de sua obra literária, seja por suas atividades inovadoras no campo intelectual.
O projeto da Coleção Escritoras do Brasil foi iniciado pela Biblioteca do Senado em 2018, para divulgar o trabalho intelectual de escritoras brasileiras que têm sido sub-representadas ou praticamente ignoradas. Ao valorizar essas contribuições, a coleção busca reconhecer as atividades, produções e ideias das mulheres na construção da história do Brasil.
Para a Bienal em Fortaleza, foi escolhida uma simulação do ambiente de escrita de Dálias, obra da poeta negra potiguar Auta de Souza (1876-1901). Dálias é o oitavo volume da coleção, que até o momento tem 11 títulos. A obra nunca havia sido impressa anteriormente — ainda que alguns dos poemas tenham sido publicados no livro Horto, de 1900 — e a edição foi baseada no manuscrito original da autora.
Campanha das Diretas
Outro destaque é o recém-lançado Explode um Novo Brasil - Diário da Campanha das Diretas, do jornalista Ricardo Kotscho. O livro é a republicação da obra depois de quatro décadas da primeira edição, e apresenta um relato detalhado sobre a campanha Diretas Já (1984), com destaque para a mobilização social em todo o país que exigia eleições diretas para presidente depois de 20 anos de ditadura militar. São reportagens, análises e os bastidores dos principais comícios e articulações políticas da época.
O livro é ilustrado com fotos das manifestações, imagens do texto original da Emenda Dante de Oliveira, com as assinaturas dos apoiadores, e uma lista dos parlamentares que votaram favorável e contrariamente à proposta.
Símbolos Nacionais e Constitucionalismo
Também estará disponível a nova edição de A História dos Símbolos Nacionais, de Milton Luz. Da primeira bandeira para um Brasil Independente às inovações engenhadas pela Casa da Moeda para as notas do Cruzeiro e Real, essa obra conta a história das bandeiras, dos brasões e dos hinos que registram a história do Brasil. A edição foi atualizada no ano passado e ganhou um novo visual.
Mais uma obra em destaque é a Coleção Duzentos Anos de Constitucionalismo Brasileiro, que celebra a trajetória histórica das constituições do Brasil, destacando a importância do Senado Federal e seu papel crucial na preservação da democracia ao longo de dois séculos. Dividido em sete volumes, reúne todos os textos constitucionais da história brasileira, desde a Constituição Imperial de 1824 até a Constituição de 1988, a chamada "Constituição Cidadã". Cada documento é contextualizado por consultores legislativos, oferecendo uma visão abrangente sobre o desenvolvimento do constitucionalismo no país.
Para o público infanto-juvenil, estarão disponíveis os livros ilustrados da série Em Miúdos — quadrinhos sobre legislação e cidadania que apresentam a Constituição, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Maria da Penha e outras leis brasileiras com linguagem simples e divertida.
Conheça a livraria
Com mais de 50 anos de existência, a Livraria do Senado tem como missão disseminar o conhecimento e promover a democracia por meio de livros impressos e digitais publicados pelo Senado Federal. As obras são vendidas a preço de custo com frete grátis, sendo que a maior parte de seu acervo também está disponível gratuitamente em formato digital.
O catálogo tem sido constantemente ampliado com obras sobre direito, legislação, história e literatura. Visite o site da Livraria.
Conheça, também, o perfil @livrariadosenado no Instagram.
SERVIÇO
Data: de 4 a 13 de abril de 2025
Horário: 9h às 20h
Informações adicionais e entrevistas: Rafael Chervenski | (61) 3303-3777
Érika Porfirio | (11) 97497-2978
Rodrigo Barbosa | (61) 98117-2300
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"



