Senado inaugura memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

14/02/2022, 17h19

Será inaugurado nesta terça-feira (15/02), às 15h, o memorial permanente em homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil, conforme determina a Resolução do Senado Federal nº 26, de 2021.

Sobre um grande tablado, 27 prismas de mármore iluminados internamente, simbolizam grandes velas em honra das vítimas de cada unidade da Federação.

Para destacar os prismas iluminados, a parede ao fundo foi pintada em tom grafite, onde um letreiro em acrílico branco traz o título “Memorial às Vítimas da COVID-19 no Brasil”.

Instalado em ambiente nobre, o foyer do auditório Petrônio Portela, o local que será aberto ao público funcionará como um espaço para o acolhimento e reflexão, premissa que norteou o desenvolvimento da obra que exalta a memória das mais de 600 mil pessoas mortas pelo vírus. 
 
O projeto - Ladeado por jardins de inverno, que permitem a entrada de iluminação natural suave planejado, a obra foi desenhada pelos arquitetos Vanessa Novais Bhering e André Luiz de Souza Castro. É composta por um  tablado de 15.1m de comprimento, 4.5m de largura e 15cm de altura.

Cada elemento em mármore possui base quadrada de 25cm x 25cm e altura sobre o tablado de 1.1m. A elevação é construída em compensado e tábuas de madeira e revestida em carpete cinza escuro.

Os prismas de base quadrada têm lado de 25cm, e altura variando de 90cm a 110cm a partir do topo do tablado, que é feito de mármore branco polido e luminárias LED instaladas internamente.
 
Acesso – O distanciamento entre cada pilar de mármore permitirá ao visitante passear entre as luzes. Acesso possível também para pessoas em cadeira de rodas, o que se dará por meio de uma rampa lateral.

Os custos da obra são do próprio Senado, com recursos disponíveis, sem despesas extras.


Veja também:

Aviso de Pauta - Senado inaugura memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 nesta terça

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid