Senado tem ampla programação para a comunidade na Feira do Livro de Belém
15/08/2024, 20h53
O Senado Federal participa da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontece em Belém, até 25 de agosto de 2024, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A presença da Casa está centrada nas comemorações dos seus 200 anos, que ocorre em 2024.
No estande da Livraria do Senado, os visitantes poderão conhecer mais de 190 títulos do catálogo de publicações da Casa, que inclui desde legislações diversas a obras clássicas relacionadas à história do Brasil, lançadas pelo Conselho Editorial. Todos os livros serão vendidos a preço de custo. Também haverá debates, lançamentos de livros e de jogos, visita virtual e apresentações aos estudantes.
Programação do estande
Os temas relacionados à pauta ambiental e à acessibilidade estarão em destaque. No dia 22 de agosto, às 19h, o debate O avanço da pauta ambiental nos 200 anos de Senado Federal contará com a presença do socioambientalista e servidor do Senado Pedro Ivo, representante do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) — que foi secretário de Meio Ambiente de Fortaleza e assessor da ministra Marina Silva—; e de Raimundo Moraes, membro do Ministério Público do Pará.
Os visitantes também terão acesso ao Portal de Legislações Acessíveis, com textos de diversas leis em Libras, áudios e arquivos para produção em braile. Estarão disponíveis para leitura publicações em braile, que ao final do evento serão entregues a instituições que atendem a pessoas com deficiência visual em Belém.
Bibliografia sobre o Pará
Entre os livros enviados especialmente para a Feira do Livro de Belém, está Fundação de Belém do Pará, de Ribeiro do Amaral. A obra, escrita em 1916 para as comemorações do tricentenário da fundação de Belém, traz documentos que revelam as motivações e as dificuldades do desbravador Francisco Caldera de Castelo Branco. O texto trata das intrigas, das disputas de poder, e do propósito de desalojar os aventureiros holandeses e franceses da costa norte do Brasil no início do século 17. O livro inclui cartas, mapas e documentos de interesse histórico.
Outras publicações relacionadas ao estado que poderão ser encontradas na feira são Norte do Brasil: através do Amazonas, do Pará e do Maranhão, de Vítor Godinho e Adolfo Lindenberg; e Amazônia, patrimônio universal?, de Jarbas Passarinho.
Lançamentos
Dois livros editados pelo Senado serão lançados no evento. Fronteiras Sangrentas: Heróis do Amapá, do professor Sílvio Meira, será lançado na sexta-feira (23), às 18h, edescreve a conquista e a definitiva integração do Amapá ao Brasil. O Mundo do Trabalho Colonial e a Construção da Fortaleza de São José de Macapá, de Leonardo Raiol Junior, será no sábado (24), às 17h. O livro traz uma descrição dos aspectos envolvidos na construção da robusta fortificação amazônica, incluindo a dimensão social e o trabalho dos operários.
Visitantes receberão gratuitamente material sobre os 200 anos do Senado e ainda sobre o portal e-Cidadania (www12.senado.leg.br/ecidadania), ferramenta que incentiva os brasileiros a pensarem em soluções para o país por meio de criação e avaliação de ideias legislativas e ajuda a formar cidadãos mais conscientes e participativos.
Atividades de Comunicação Social
Durante a Feira, serão oferecidas experiências interativas para apresentar o Programa Jovem Senador, o recém-lançado jogo Eleitos - o jogo da democracia e a visita virtual. O público-alvo são estudantes de ensino médio de escolas públicas de Belém, representantes das escolas selecionadas pela Secretaria de Educação do Pará (Seduc/PA) e agentes da educação da capital e região (professores, coordenadores, diretores das instituições e/ou profissionais da Seduc/PA), além dos visitantes.
De 19 a 23 de agosto, a sala de eventos servirá de palco para que os estudantes conheçam de perto o Jovem Senador, programa conduzido pela Secretaria de Relações Públicas que está mudando a forma como a juventude se envolve com a política e a democracia. Eles poderão assistir a uma apresentação especial, descobrirão todos os detalhes e tirarão suas dúvidas em sessões interativas. Já os professores serão instruídos sobre materiais pedagógicos que o Senado oferece para apoiar a jornada desses jovens.
Em outra ação voltada às escolas, vai estar disponível aos estudantes paraenses o jogo Eleitos - O Jogo da Democracia!, que permite compreender de forma divertida temas como democracia, representatividade e o processo legislativo. É pra jogar, aprender e se divertir! Os vencedores vão levar como prêmio a coleção do Arquivo S, projeto de publicações da Agência Senado sobre os principais fatos que marcaram esses duzentos anos e que completa dez anos em 2024.
Para o público em geral, será apresentada a visita virtual, que abrirá as portas do Senado diretamente da Feira do Livro de Belém. Nessa versão, os visitantes terão a sensação de entrar nos principais ambientes do palácio projetado por Oscar Niemeyer e aprender sobre arte, história, Poder Legislativo e funcionamento do Congresso Nacional. A experiência é interativa e os participantes terão a chance de ganhar livros de presente. E esse é só um teaser da visita virtual completa, que poderá ser feita por cidadãos, turmas de escolas ou de universidades, com direito a certificado. Já a Rádio Senado vai fazer transmissões diretamente do estande, onde também estarão disponíveis tablets com conteúdo produzido pela TV Senado.
A Livraria do Senado
Com mais de 50 anos de existência, a Livraria do Senado tem como missão disseminar o conhecimento e promover a democracia por meio de livros impressos e digitais publicados pelo Senado Federal.
Compromissada com o interesse público, a livraria oferece obras a preço de custo com frete grátis pelo site http://livraria.senado.leg.br. A maior parte de seu acervo também está disponível gratuitamente em formato digital.
O catálogo tem sido constantemente ampliado com obras sobre direito, legislação, história e literatura. Conheça, também, o perfil @livrariadosenado no Instagram: http://www.instagram.com/livrariadosenado.
A Feira
Um dos mais importantes eventos literários da região Norte, a feira da capital paraense reúne escritores, editoras e público. A entrada é gratuita e a programação inclui lançamento de livros, sessões de autógrafos com autores renomados do estado e do país, rodas de conversas, saraus, encontros literários, peças teatrais infantis e contação de histórias, entre outros.
A 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes será aberta com discussões sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que acontecerá em Belém no ano que vem. O tema dos debates é Vozes do Clima: A COP na Amazônia.
Mais informações em https://feiradolivroedasmultivozes.com.br
Veja também:
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"