Senado celebra os 40 anos da redemocratização
14/03/2025, 20h26
O Senado Federal celebra os 40 anos de redemocratização do país com uma série de eventos e conteúdos destacando o período histórico da transição política para o regime democrático depois da ditadura militar. O marco das celebrações é a sessão para a posse na Presidência da República da chapa formada por Tancredo Neves e José Sarney, respectivamente, eleitos presidente e vice-presidente pelo Colégio Eleitoral, em março de 1985.
Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros
O Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros promove na segunda-feira (17), às 19h, uma roda de conversa com transmissão ao vivo pelo YouTube da TV Senado. O encontro, intitulado 40 anos da redemocratização brasileira: caminhos percorridos, terá a participação do historiador João Carlos Nara.
O evento vai apresentar um pouco dessa parte recente da história brasileira que se consolidou como o mais longo período democrático do país, e que tem sido marcada por avanços e desafios, como a eleição indireta de Tancredo Neves e a posse de José Sarney, a Constituição de 1988, as eleições e os impeachments presidenciais, a estabilidade econômica e as recentes ameaças à democracia.
A conversa será mediada pelo comunicador Tadeu Sposito, gestor do Núcleo de Mídias Sociais da Secretaria da Comunicação Social do Senado. Haverá espaço para perguntas do público e a exibição de vídeos do jornalista Ricardo Kotscho — que cobriu a campanha Diretas Já e relatou os novos ventos da liberdade no fim da ditadura militar — e do senador Paulo Paim (PT/RS), parlamentar que atuou na Assembleia Nacional Constituinte de 1988 na defesa dos direitos humanos, sociais e trabalhistas.
Homenagem
Sessão especial em comemoração à data será realizada na terça-feira (18), às 10h, no Plenário do Senado. Durante a sessão, o ex-presidente José Sarney será homenageado. Também serão destacadas as trajetórias de Tancredo Neves e de outras lideranças políticas que foram fundamentais para o processo de redemocratização.
Durante seu mandato, José Sarney convocou a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, responsável pela elaboração da Constituição de 1988. A chamada Constituição Cidadã consolidou a redemocratização no país ao estabelecer uma nova ordem jurídica; garantir direitos civis, sociais e políticos; fortalecer as instituições democráticas e descentralizar o poder, ampliando a autonomia dos estados e municípios.
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), autor do requerimento de homenagem (RQS 36/2025), ressalta a importância de José Sarney para garantir a estabilidade política no período.
— Sob a liderança de Sarney, as eleições diretas para os postos executivos foram retomadas, garantindo o voto para os analfabetos e estabelecendo garantias essenciais para a sociedade brasileira — afirma Kajuru.
Explode um novo Brasil
A sessão especial marca também o lançamento da segunda edição do livro Explode um novo Brasil do jornalista Ricardo Kotscho, pelo Conselho Editorial do Senado. O livro apresenta um relato da campanha Diretas Já, em 1984, mobilização nacional pela realização de eleições diretas para presidente da República depois de mais de duas décadas de ditadura militar, proposta pela chamada Emenda Dante de Oliveira.
São reportagens, análises e bastidores dos principais comícios, articulações políticas da época e relatos das manifestações históricas que tomaram o país, destacando o papel de líderes como Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Leonel Brizola, Fernando Henrique Cardoso e Lula, entre outros.
Projeção
O Senado fará uma projeção especial em comemoração aos 40 anos da Redemocratização nas torres do Congresso Nacional, nesta terça-feira (18), das 19h às 23h. Serão projetadas fotos históricas da época, como a mobilização pelas Diretas Já, a eleição de Tancredo Neves e José Sarney no Colégio Eleitoral, a posse de Sarney na Presidência da República e a Assembleia Nacional Constituinte.
Página Especial
A Agência Senado lançou, nesta sexta-feira (14), um hotsite sobre os 40 anos da redemocratização do país. A página traz conteúdos especiais preparados pela Agência, Rádio e TV Senado, para lembrar os processos históricos que marcaram o fim da ditadura militar e o reestabelecimento da democracia no Brasil.
Um dos destaques é a web story da sessão do Congresso para posse de Tancredo Neves e José Sarney, respectivamente presidente e vice-presidente da República eleitos pelo Colégio Eleitoral. Operado na véspera, Tancredo Neves, não participou da cerimônia e coube a Sarney assumir o mandato, no dia 15 de março de 1985, dando início ao primeiro governo civil no país após a ditadura militar.
Além disso, o hotsite reúne uma série de matérias publicadas pelo portal Senado de Notícias sobre o tema ao longo dos anos. É o caso da entrevista com o ex-Presidente José Sarney, que ao completar 90 anos, em 2020, ressaltou como seus grandes legados para o Brasil a redemocratização e uma série de direitos sociais. Outro destaque é o Arquivo S que lembrou os 40 anos da Lei da Anistia e a importância da legislação para o fim da ditadura.
Ventos da Liberdade
A Rádio Senado produziu a reportagem especial Ventos da Liberdade: 40 Anos da Redemocratização que narra o fim da ditadura militar no Brasil, a eleição indireta de Tancredo Neves e o papel de José Sarney na transição para a democracia. A série, em três episódios, aborda momentos-chave desse período e seus impactos na política e na vida dos brasileiros.
O tema será destaque na programação da Rádio ao longo de todo o mês, a emissora vai veicular conteúdos marcos históricos da redemocratização e democracia em sua rede FM, distribuir às parceiras e disponibilizar no streaming produtos como Curta Musical, Autores e Livros, Spots especiais, entrevistas, matérias e programetes.
Percurso histórico
A TV Senado preparou uma programação especial para marcar os 40 anos da redemocratização no Brasil. Uma série de cinco reportagens especiais, a TV Senado refaz o percurso histórico do processo lento e gradual da abertura democrática, após 21 anos de ditadura militar. Também estão em exibição peças de break temáticas.
Estão previstos ainda programas de grade sobre o assunto, como Cidadania, Agenda Econômica e Leituras. Na faixa de documentários, a TV exibe, durante todo o mês de março, filmes com a temática democracia como Democracia para sempre, Em busca da verdade, Palavra de mulher e Arte no caos.
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"



