Programa de visitação do Senado incorpora filme de realidade virtual

18/11/2024, 17h15

O Sonho de Abdias é o tema da primeira edição

A visita guiada no Senado Federal contará agora com uma experiência imersiva sobre fatos e atividades marcantes da instituição em seus 200 anos de existência, com o uso de óculos de realidade virtual que permitirá aos participantes da atividade acompanhar a exibição de um filme como se estivesse em cena junto com os personagens.

A novidade será lançada no dia 19 de novembro, durante a sessão especial em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro. E o tema da primeira edição da nova atração é O Sonho de Abdias, primeiro senador autodeclarado negro. 

A exibição ocorrerá junto com um tour temático sobre leis relacionadas à pauta racial, e estará disponível em diversas datas nas próximas semanas. O calendário será disponibilizado no site da Visitação Institucional, em www.congressonacional.leg.br/visite.

O Sonho de Abdias

Com produção da Caixote, especializada em realidade virtual cinemática, O Sonho de Abdias foi filmado no Plenário do Senado com a participação de atores profissionais e servidores voluntários. No filme, o personagem principal, Abdias Nascimento, é representado pelo ator Rocco Pitanga e conversa com a estudante Janaína, vivida pela atriz Sophia Rosa. Ele fala sobre o sonho de um Senado mais representativo, explica que antes dele outros representantes exerceram o mandato, mas não foram reconhecidos como negros, e leva o público a uma experiência única como se estivesse junto com o senador quando fez seu primeiro pronunciamento no Plenário.

O Sonho de Abdias tem duração de sete minutos e será exibido para os participantes do Programa de Visitação ao Palácio do Congresso Nacional, no final do tour. A expectativa é de que sejam atendidas em média 1500 pessoas a cada mês. 

“Memórias do Senado” é o tema da segunda edição da sessão de realidade virtual durante a visitação e já está sendo produzida. Deve estar disponível no final do primeiro semestre de 2025.

Biografia

Abdias Nascimento foi deputado federal de 1983 a 1987 e senador de 1997 a 1999. Pautou sua atuação política na defesa da cultura e da igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil.

Poeta, escritor, dramaturgo e artista visual, Abdias é apontado como o mais completo intelectual e homem de cultura do mundo africano do século XX. Ativista desde a década de 1930, fundou o Teatro Experimental do Negro, em 1944, e criou o Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), em 1981, para continuar sua luta pelos direitos do povo negro, sobretudo nas áreas da educação e da cultura. Em 2010 foi indicado oficialmente ao Prêmio Nobel da Paz. Faleceu no Rio de Janeiro, aos 97 anos. Em 2024 são comemorados os 110 anos de seu nascimento.

O Senado concede anualmente a Comenda Senador Abdias Nascimento a personalidades que contribuem para a proteção e a promoção da cultura afro-brasileira.

Feriado nacional

A data escolhida para o lançamento de O Sonho de Abdias foi intencional. Pela primeira vez todos os estados brasileiros vão comemorar o feriado do dia da Consciência Negra, que antes vigorava apenas em seis estados e cerca de 1,2 mil cidades.

A comemoração existe desde os anos 1970, foi formalizada nacionalmente em 2003 e passou a fazer parte do calendário de efemérides escolares em 2011. Mas somente em 2023 foi sancionada a Lei 14.759, permitindo a celebração como feriado oficial em todo o território nacional.

Abdias Nascimento é autor de proposta apresentada em 2006 para que o dia 20 de novembro fosse adotado como o Dia Oficial da Consciência Negra em São Paulo.

Visitas guiadas

A visitação ao Palácio do Congresso Nacional é gratuita e acontece de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.  Fora do recesso parlamentar, podem ser realizadas em dias úteis (exceto terças e quartas-feiras) e aos finais de semana e feriados, das 9h às 17h. A cada 30 minutos é iniciado um tour com no máximo 50 visitantes. Durante o recesso não é preciso agendamento.

Os grupos passam por espaços como os Salões Negro e Verde. Os visitantes podem conhecer os Plenários das duas Casas e são guiados por monitores, que explicam o funcionamento, a história, a arquitetura, o mobiliário e as obras de arte existentes no prédio. Mais informações sobre o programa de visitação, horários e agendamento, para o público em geral ou para institutições de ensino, estão disponíveis em www.congressonacional.leg.br/visite.

O Senado oferece, ainda, a possibilidade de conhecer o Palácio por visita virtual guiada em plataforma de videoconferência, que dura cerca de 40 minutos. Saiba mais aqui.

O SONHO DE ABDIAS
FICHA TÉCNICA
Elenco
Rocco Pitanga - Abdias Nascimento
Sophia Rosa - Janaína
Tuanny Araújo - Guia
Tícia Ferraz - Professora
Edu Moraes - Funcionário
 
Me Gusta Filmes e Caixote Histórias Imersivas
Henrique Siqueira - Produção Executiva
Samya Barrón - Produção Executiva e Direção de Produção
Filipe Gontijo - Direção e Roteiro
Kleber Macedo - Direção e Fotografia
Davi Mattos - Roteiro e Pesquisa
 
Equipe
Abel Barrón; Apollo Maneschi; Camila Vitória; Etienne Figueiredo; Everton Soares; Fabiano O Silva; Fernanda Barbosa; Gilson Beltrano; Gvsta; João Netto; Johnson Andrade; Maria Oliveira; Mauro Rodrigo; Mel Soares; Pedro Avellar; Pedro Raul; Rafael Maklon; Sandra Kelly.
 
Fotos da pré-gravação:

  

Veja também:
  
Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid