Programa de visitação do Senado incorpora filme de realidade virtual
18/11/2024, 17h15
O Sonho de Abdias é o tema da primeira edição
A visita guiada no Senado Federal contará agora com uma experiência imersiva sobre fatos e atividades marcantes da instituição em seus 200 anos de existência, com o uso de óculos de realidade virtual que permitirá aos participantes da atividade acompanhar a exibição de um filme como se estivesse em cena junto com os personagens.
A novidade será lançada no dia 19 de novembro, durante a sessão especial em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro. E o tema da primeira edição da nova atração é O Sonho de Abdias, primeiro senador autodeclarado negro.
A exibição ocorrerá junto com um tour temático sobre leis relacionadas à pauta racial, e estará disponível em diversas datas nas próximas semanas. O calendário será disponibilizado no site da Visitação Institucional, em www.congressonacional.leg.br/visite.
O Sonho de Abdias
Com produção da Caixote, especializada em realidade virtual cinemática, O Sonho de Abdias foi filmado no Plenário do Senado com a participação de atores profissionais e servidores voluntários. No filme, o personagem principal, Abdias Nascimento, é representado pelo ator Rocco Pitanga e conversa com a estudante Janaína, vivida pela atriz Sophia Rosa. Ele fala sobre o sonho de um Senado mais representativo, explica que antes dele outros representantes exerceram o mandato, mas não foram reconhecidos como negros, e leva o público a uma experiência única como se estivesse junto com o senador quando fez seu primeiro pronunciamento no Plenário.
O Sonho de Abdias tem duração de sete minutos e será exibido para os participantes do Programa de Visitação ao Palácio do Congresso Nacional, no final do tour. A expectativa é de que sejam atendidas em média 1500 pessoas a cada mês.
“Memórias do Senado” é o tema da segunda edição da sessão de realidade virtual durante a visitação e já está sendo produzida. Deve estar disponível no final do primeiro semestre de 2025.
Biografia
Abdias Nascimento foi deputado federal de 1983 a 1987 e senador de 1997 a 1999. Pautou sua atuação política na defesa da cultura e da igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil.
Poeta, escritor, dramaturgo e artista visual, Abdias é apontado como o mais completo intelectual e homem de cultura do mundo africano do século XX. Ativista desde a década de 1930, fundou o Teatro Experimental do Negro, em 1944, e criou o Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), em 1981, para continuar sua luta pelos direitos do povo negro, sobretudo nas áreas da educação e da cultura. Em 2010 foi indicado oficialmente ao Prêmio Nobel da Paz. Faleceu no Rio de Janeiro, aos 97 anos. Em 2024 são comemorados os 110 anos de seu nascimento.
O Senado concede anualmente a Comenda Senador Abdias Nascimento a personalidades que contribuem para a proteção e a promoção da cultura afro-brasileira.
Feriado nacional
A data escolhida para o lançamento de O Sonho de Abdias foi intencional. Pela primeira vez todos os estados brasileiros vão comemorar o feriado do dia da Consciência Negra, que antes vigorava apenas em seis estados e cerca de 1,2 mil cidades.
A comemoração existe desde os anos 1970, foi formalizada nacionalmente em 2003 e passou a fazer parte do calendário de efemérides escolares em 2011. Mas somente em 2023 foi sancionada a Lei 14.759, permitindo a celebração como feriado oficial em todo o território nacional.
Abdias Nascimento é autor de proposta apresentada em 2006 para que o dia 20 de novembro fosse adotado como o Dia Oficial da Consciência Negra em São Paulo.
Visitas guiadas
A visitação ao Palácio do Congresso Nacional é gratuita e acontece de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Fora do recesso parlamentar, podem ser realizadas em dias úteis (exceto terças e quartas-feiras) e aos finais de semana e feriados, das 9h às 17h. A cada 30 minutos é iniciado um tour com no máximo 50 visitantes. Durante o recesso não é preciso agendamento.
Os grupos passam por espaços como os Salões Negro e Verde. Os visitantes podem conhecer os Plenários das duas Casas e são guiados por monitores, que explicam o funcionamento, a história, a arquitetura, o mobiliário e as obras de arte existentes no prédio. Mais informações sobre o programa de visitação, horários e agendamento, para o público em geral ou para institutições de ensino, estão disponíveis em www.congressonacional.leg.br/visite.
O Senado oferece, ainda, a possibilidade de conhecer o Palácio por visita virtual guiada em plataforma de videoconferência, que dura cerca de 40 minutos. Saiba mais aqui.
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"





