Ouvidoria do Senado reformula site e quer mais interação com o cidadão

04/08/2021, 15h04

O site da Ouvidoria do Senado Federal ganhou novo visual para ficar mais simples e prático e agora tem mais informação. Além de encontrar os links para as diversas formas de participação, o cidadão que navega na página encontra notícias sobre as ações da Ouvidoria e sobre o que acontece no Senado, e acompanha as publicações do Senado Verifica, o serviço de combate a fake news.

O objetivo das mudanças, segundo o ouvidor-geral, senador Plínio Valério (PSDB-AM) é atrair ainda mais pessoas para interagir com o Senado e os senadores.

— A Ouvidoria do Senado tem se consolidado como instrumento de participação popular, de exercício da cidadania e controle social, aproximando o cidadão do Parlamento — enfatiza o senador.

Criada em 2011, a Ouvidoria se propõe a fortalecer os laços entre o cidadão e os senadores. Por meio do canal, são recebidos diversos tipos de manifestações sobre e para o Senado, os senadores e o Congresso. Todas são registradas e encaminhadas aos setores competentes a fim de que seja adotada a medida mais adequada para cada caso.

Qualquer pessoa pode interagir com o Senado pelo site da Ouvidoria; pelo telefone 0800 061 2211; ou pelos Correios (Ouvidoria do Senado, Via N2, Anexo 4, Bloco D, Gráfica do Senado, CEP 70165-900 Brasília – DF).

Internet

Desde o início deste ano, a Ouvidoria recebeu 10.820 demandas por meio da página na internet. São sugestões, reclamações, pedidos de informação, elogios, críticas, denúncias e solicitações diversas que chegam de todos os estados brasileiros. O cidadão ainda pode tirar dúvidas sobre projetos de lei ou fazer pedidos com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Plínio Valério reforça que o cidadão é o foco prioritário e acrescenta que a aproximação da população com o Senado é fundamental.

— Queremos que os cidadãos participem cada vez mais das decisões do Senado. Reformulamos nosso site, onde vamos divulgar nossas ações, dar transparência para o nosso trabalho, publicar informações sobre nossos atendimentos e notícias para incentivar cada vez mais a participação popular. A participação de todos é muito importante e norteia o trabalho do Legislativo. Seja por telefone, carta ou internet temos que estar próximos — afirmou o ouvidor-geral.

Sugestão por telefone

Uma das formas de participar do processo legislativo é a apresentação de ideias legislativas, geralmente pelo site do programa e-Cidadania. Mas o cidadão também poder apresentar sua ideia pelo telefone 0800 061 22 11, que recebe ligações gratuitas de todo o Brasil.

De acordo com Plínio Valério, mesmo com o advento de novas tecnologias, a Ouvidoria ainda recebe inúmeras ligações telefônicas, grande parte de pessoas que não têm acesso à internet.

É o caso de Everardo Campos, do estado do Rio de Janeiro, que, encaminhou a ideia legislativa que prevê o “fim da cobrança da contribuição previdenciária do aposentado”. Foi a primeira iniciativa desse tipo, encaminhada ao e-Cidadania por meio do telefone da Ouvidoria, a receber os 20 mil apoios necessários para ser transformada em sugestão (SUG 17/2021). Agora aguarda a análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e, se aprovada na comissão, será discutida e votada pelos senadores como projeto de lei podendo até ser transformada em lei.

- Isso é muito bonito de se ver. Seja um ribeirinho do interior do Brasil ou um cidadão de uma capital, todos são iguais e têm contribuições válidas para dar ao Senado e aos senadores. E na Ouvidoria todos terão o atendimento sério e respeitoso, seja para reclamar, sugerir, tirar dúvidas, denunciar. Queremos ampliar cada vez mais a participação popular e fazer com que as vozes de todos ecoem nos corredores, gabinetes e órgãos do Senado, nas audiências públicas, no Plenário e em iniciativas legislativas – ressaltou Plínio Valério.

Veja mais:

Novo site da Ouvidoria do Senado estimula aumento da participação popular

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid