Nelson Carneiro: Documentário mostra vida e obra do autor da lei do divórcio

08/05/2023, 20h15

Será lançado na próxima quarta-feira (10), no Salão Negro do Congresso Nacional o documentário “Até que a vida nos separe; uma biografia de Nelson Carneiro”, que retrata a vida e a obra de Nelson Carneiro, o autor da lei do divórcio e que defendeu e aprovou várias leis que asseguraram direitos para as mulheres durante toda sua vida política.

"Até que a vida nos separe” também será lançado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Cultura em Movimento no Rio de Janeiro, no dia 15 de maio.

Vida e obra

“Até que a vida nos separe” retrata a vida e obra de Nelson Carneiro, foi responsável pela aprovação de mais de mil leis, dentre elas a Lei dos Royalties de Petróleo e do controle de caça às baleias. Mas, sua luta mais celebre e especial se deu para implantar o divórcio no Brasil.

Nelson Carneiro foi o autor da Emenda Constitucional 9, de 1977, que permitiu a dissolução do casamento no Brasil, abrindo caminho para a instituição do divórcio. No mesmo ano, a emenda foi regulamentada pela Lei nº 6.515, de 1977, que permitiu o divórcio — rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil. A aprovação veio após 26 anos de luta política no Congresso Nacional, como registra o Arquivo S de dezembro de 2017: Divórcio demorou a chegar no Brasil.

O longa documental entrelaça a vida e a história do político brasileiro, peça chave na promulgação da Constituição de 1988, com as lutas do movimento feminista e da sociedade em favor da mulher. Nelson Carneiro teve papel de destaque nos bastidores da política brasileira, nos fatos políticos relevantes da segunda metade do século XX e na busca das minorias por liberdade e direitos civis.

Desde 2019, Nelson Carneiro (1910-1996) é um herói da Pátria, como determina a Lei nº 13.852, de 2019, que incluiu o ex-senador no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, junto a outros 70 de personagens históricos como Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Santos Dumont e Anita Garibaldi.

Formado em direito, Nelson Carneiro trabalhou como jornalista e foi deputado federal pela Bahia e pelo Rio de Janeiro, onde elegeu-se senador por três vezes, uma delas como senador constituinte (1987-1988). Ele presidiu o Senado Federal entre 1989 e 1991.

Nelson Carneiro morreu em Niterói (RJ) em 6 de fevereiro de 1996.

Cultura em movimento

Fundado em 2002, o Instuto Cultura em Movimento (Icem) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que surgiu da experiência do projeto Cinema em Movimento, uma rede nacional de agentes culturais organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros que se tornou o maior circuito não formal de cinema da América Latina. Atua em todo o Brasil e dedica-se à produção de projetos com grande relevância sociocultural. Segundo o ICEM, os projetos da organização já beneficiaram mais de 4 milhões de pessoas em 1480 municípios e 844 universidades de todo o país.

Dentre os projetos realizados, destacam-se “Marco Universal – Direitos Humanos”, que contribuiu para a divulgação dos Objetivos do Milênio, através da criação de um acervo de 9 curtas-metragens; o “Cinema Para Todos”, que democratizou o acesso à produção cinematográfica nacional através da distribuição de vales-ingressos para alunos das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro; o “Cinema Pela Verdade”, que levou às universidades filmes que abordam a temática da ditadura; e o “70 Olhares sobre os Direitos Humanos” que teve por objetivo a promoção da Declaração Universal de Direitos Humanos, através da produção de 70 filmes de 1 minuto, em parceria com 60 estudantes e 10 cineastas de todo o Brasil.

Até que a vida nos separe; uma biografia de Nelson Carneiro
FICHA TÉCNICA RESUMIDA
Idealização: Daniel Souza
Produção: ICEM
Direção: Emilia Silveira
Produtores: Alberto Graça, Luciana Boal Marinho e Daniel Souza
Produtor executivo: Ricardo Favilla e Daniel de Souza
Diretor de fotografia: Jacques Cheuiche, ABC
Som direto: Frederico Massine
Montagem: Vinícius Nascimento e Lívia Pimentel
Roteiro: Emilia Silveira, Rosane Hatab, Vinicius Nascimento e Miguel Paiva
Pesquisa: Marcus Fernando, Eloá Chouzal e Flora Rouanet
Apoio: Instituto Senador Nelson Carneiro
Distribuição: BRETZ FILMES

SERVIÇO
Lançamento do documentário “Até que a Vida Nos Separe – Uma Biografia de Nelson Carneiro”, com direção de Emilia Silveira
Brasília
Data: 10 de maio, quarta-feira
Hora:18h30 coquetel, 19h00 exibição do filme, 20h20 debate com a diretora do filme e convidadas.
Local: Salão Negro – Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes
Rio de Janeiro
Data: 15 de maio, segunda-feira
Hora: 19h retirada de ingressos
Local: Estação Net Rio* – Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo
* Sujeito a lotação (100 lugares)
Contato:
Tel. + 55 21 3804-5600
icem@icemvirtual.org.br
Instagram: @icemvirtual 
Facebook: @icemvirtual

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid