Congresso Nacional: o cenário da posse presidencial

17/12/2022, 08h18

O Palácio do Congresso Nacional é o principal cenário da posse presidencial. A Constituição Federal (Art. 78) determina  que o Presidente da República e o vice-presidente tomem posse em sessão do Congresso, “prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

A sessão solene destinada a dar posse ao presidente e ao vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, acontecerá no plenário da Câmara dos Deputados, no dia 1º de janeiro de 2023, a partir de 15h. Antes, haverá um cortejo que começa na Esplanada dos Ministérios, próximo à Catedral Metropolitana de Brasília, com desfile dos eleitos até o Palácio do Congresso Nacional, sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Após a posse, já na Praça dos Três Poderes, no Palácio do Planalto, o presidente eleito deverá receber a faixa presidencial e fazer pronunciamento. E, por fim, haverá recepção de chefes de Estado e representanes de vários países no Palácio do Itamaraty.

Veja aqui o roteiro da posse no Congresso Nacional.

O palácio

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio do Congresso Nacional, um dos mais visitados pontos turísticos da capital federal, está localizado na Praça dos Três Poderes. É um dos vértices da representação dos poderes da República, junto com o Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo) e o Palácio do Supremo Tribunal Federal (Poder Judiciário).

As escolhas de Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa para a localização do conjunto arquitetônico objetivaram destacar a obra, que é vista de longe como ponto culminante do Eixo Monumental de Brasília, onde está localizada a Esplanada dos Ministérios. Desde 2007, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O palácio consiste de um edifício principal, na horizontal, que serve de plataforma para as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado. A maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara, onde acontecerá a posse, quase sempre utilizado para a realização de sessões do Congresso Nacional, por ter maior número de assentos. Atrás do edifício principal e entre as duas cúpulas, se encontram duas torres de 28 andares, ambas conhecidas como Anexo I de cada uma das Casas.

Parte da cerimônia de posse acontecerá na área externa do palácio: no gramado, ficarão posicionadas as baterias responsáveis pelas tradicionais salvas de tiro. Na parte da frente do edifício principal, antes da rampa, será hasteada a Bandeira Nacional e o presidente eleito passará em revista as tropas mobilizadas para o evento. Na entrada da rampa, onde fotógrafos e cinegrafistas estarão posicionados (Veja abaixo a lista de setores destinados à imprensa), os eleitos serão recebidos pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e de lá seguirão ao interior do prédio pela entrada principal, acompanhados dos secretários-gerais das duas Casas, Gustavo Sabóia e Ruthier de Sousa Silva e dos diretores-gerais, Ilana Trombka e Celso de Barros Correia Neto.

Os salões do Congresso

Antes de seguirem ao Plenário, os eleitos ainda serão saudados por autoridades em um dos mais emblemáticos salões do Congresso Nacional.

O Salão Negro, na entrada principal do Palácio, é o espaço utilizado para solenidades oficiais e grandes exposições. A cor do piso deu nome ao ambiente, que é ornamentado pelo painel em pedras brancas e pretas, criado por Athos Bulcão. Nas laterais do Salão Negro, estão localizados os Salões Nobres da Câmara e do Senado, onde as autoridades estarão aguardando o presidente e o vice-presidente eleitos. Cinegrafistas e fotógrafos também registrarão as atividades nesse setor.

Para chegar ao plenário, os eleitos, já seguidos pelas autoridades, terão que passar pelo Salão Verde, caminho para o Plenário da Câmara dos Deputados. O nome se deve à cor do carpete utilizado no piso. Com mais de 2 mil metros quadrados, é um ponto de encontro de parlamentares, visitantes e profissionais de imprensa que utilizam o espaço para entrevistas, além de passagem para o Senado Federal, para o Salão Negro e para o Salão Branco. Nesse espaço, ficarão os jornalistas credenciados que vão cobrir a posse.

No Salão Azul, espaço designado dessa forma por causa da cor do carpete do seu piso, principal acesso ao Plenário do Senado, está localizada a sala de audiências da presidência do Senado, onde os empossados serão recepcionados logo após a sessão solene.

Em caso de chuva, a entrada dos eleitos acontecerá pelo Salão Branco, outro espaço importante do prédio. Conhecido como Chapelaria — um lugar que era comum em prédios públicos para guarda de chapéus, casacos e bengalas — é uma das entradas de trabalho do Palácio, usada principalmente por parlamentares e visitantes que chegam ao prédio de carro. No local, está exposto o painel “Alumbramento”, de Marianne Peretti.

Os Plenários

Cada uma das Casas legislativas possui seu plenário, onde são realizados debates e tomadas as principais decisões sobre a elaboração e alteração das leis.

O Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, onde acontecerá a sessão solene de posse, possui 396 assentos, incluindo lugares para cadeirantes, além de 50 cadeiras laterais aos assentos parlamentares, e a Tribuna de Honra, com 20 lugares.  O painel localizado atrás da mesa, confeccionado em metal e placas esmaltadas em amarelo e verde, é de autoria de Oscar Niemeyer e Athos Bulcão.

Na galeria, de onde os visitantes podem acompanhar as sessões, existem 398 assentos. Entre a galeria e o Plenário, está o mezanino, destinado a autoridades convidadas e imprensa (repórteres de rádio ou de texto). Os assentos das galerias, acima do mezanino, serão destinados, no dia da posse, para convidados e para os fotógrafos com a credencial própria registrarem o evento.

O Plenário do Senado tem assentos para os 81 senadores. As bancadas são distribuídas em ordem alfabética por estado. O público acompanha as sessões nas galerias superiores, com cerca de 100 lugares. O artista Athos Bulcão foi o responsável também pela criação do painel em metal atrás da mesa de direção dos trabalhos e pelo forro do teto, com cerca de 135 mil placas metálicas. Feitas em alumínio, elas melhoram a acústica e a iluminação do Plenário.

Gabinetes e comissões

Além dos salões e do Plenário usados para a cerimônia de posse, o Palácio do Congresso Nacional possui diversas alas em anexos, em que estão localizados gabinetes parlamentares; os plenários de comissões onde são aprofundados os debates do processo de elaboração das leis; e as áreas administrativas.

Para o pleno funcionamento do Congresso Nacional, existem diversas instalações auxiliares, como serviço médico, agências bancárias e de correio, lanchonetes e restaurantes.

O Palácio se destaca no roteiro de visitações na capital federal não apenas por ser a sede do Poder Legislativo mas também por expor obras de arte de grande valor: esculturas, quadros, painéis móveis e outras criações de artistas, como Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Di Cavalcanti, Marianne Perretti e Oscar Niemeyer, todos integrantes do acervo permanente da Casa.

Transmissão ao vivo

A transmissão da cerimônia de posse do presidente da República é feita por meio do pool de emissoras de televisão públicas e privadas. O sinal de televisão captado em vídeo é oferecido gratuitamente a qualquer emissora interessada e habilitada, incluindo o percurso do comboio pela Catedral Metropolitana e pela Esplanada dos Ministérios, até a entrada e a saída do Congresso Nacional, para o Palácio do Planalto, local da transmissão da faixa presidencial e dos cumprimentos. Posteriormente são também oferecidas pelo pool as imagens do trajeto do carro do presidente do Palácio do Planalto ao Palácio Itamaraty, onde ocorre a recepção comemorativa.

Em 2023, as emissoras participantes são: EBC, Record TV, Bandeirantes, SBT, RedeTV!, Globo, TV Câmara, TV Senado, Rede Vida, Canção Nova, CNN, Jovem Pan, TV Cultura. Cada emissora ficará responsável por um trecho e o sinal único será coordenado e distribuído pela EBC aos parceiros do pool.

 

Serviço

Posse Presidencial 2023

Local: Palácio do Congresso Nacional

Data: 1º de janeiro de 2023

Horário: 15h - início da cerimônia de posse

Setores destinados à Imprensa

  • Setor 1 - (cor: azul ) Rampa do Congresso Nacional ou área externa da Chapelaria (em caso de chuva) (somente fotógrafos (as) e cinegrafistas)
  • Setor 2 - (cor: cinza ) Salão Branco (área interna da Chapelaria)
  • Setor 3 - (cor: preto ) Salão Negro
  • Setor 4 - (cor: verde ) Salão Verde
  • Setor 5 - (cor: marrom ) Mezanino do plenário da Câmara dos Deputados (somente repórteres de rádio ou de texto)
  • Setor 6 - (cor: ocre ) Galeria do plenário da Câmara dos Deputados (somente fotógrafos (as)).

Orientações para a cobertura da imprensa no dia da Posse Presidencial

Visita Virtual

Para conhecer o Congresso Nacional, não é preciso sair de casa. A visita pode ser feita virtualmente. Além das visitas virtuais do Senado e da Câmara, disponíveis no site do Congresso Nacional, também é possível fazer o tour on-line com a presença de um mediador.

Visite o Congresso

Guia de Localização do Senado

Visitas Virtuais

Saiba mais sobre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados

O Senado Federal - Bem-vindo à Casa da Federação

Conheça a Câmara

Acompanhe as notícias sobre a Posse Presidencial 2023 aqui.

 

 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid