200 anos do Senado: João Carlos Martins celebra democracia em apresentação histórica

27/03/2024, 19h01

Cerca de 3 mil pessoas lotaram o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, na segunda-feira (25) para assistir ao espetáculo musical “Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro”, dirigido pelo maestro João Carlos Martins, que dividiu a regência da orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP com o maestro Edson Beltrami. Outras 9 mil pessoas acompanharam o evento pelos canais de YouTube da TV Senado, do Sesc-SP e do Sesc Brasil. A TV Senado, em parceria com o Sesc TV, e a Rádio Senado, transmitiram o evento ao vivo.

A diversidade que norteou a preparação do espetáculo pelo diretor Jorge Takla e pelo maestro foi refletida na assistência: além de convidados e do público em geral, grupos de idosos assistiram ao espetáculo e 200 servidores terceirizados do Senado tiveram acesso garantido pela organização do evento. Com entrada franca, os ingressos foram retirados em plataforma eletrônica e ficaram esgotados uma semana antes da realização.

Sucesso

Ovacionado pelo público já na sua entrada no palco, João Carlos Martins abriu o concerto com a ópera o Guarani, de Carlos Gomes. Foram executadas obras musicais brasileiras representativas de períodos marcantes da história do Brasil e do Senado Federal ao longo de seus 200 anos de existência. O repertório incluiu composições de Chiquinha Gonzaga, Dorival Caymmi, Zequinha de Abreu, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Chico Buarque, com a participação dos solistas Juliana Taino, Jean William e Raquel Paulin.

Durante a apresentação musical foram exibidas projeções resgatando documentos e imagens históricas que retrataram acontecimentos importantes desde o Império, quando foi criado o parlamento brasileiro, na Constituição de 1824.

A apresentação foi encerrada com a execução do Hino Nacional por João Carlos Martins, ao piano. Aplaudido de pé ao final do espetáculo, o músico festejou a democracia e o sucesso da apresentação.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que acompanhou o concerto ao lado de diversas autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judicário avaliou o evento como um “momento de merecida alegria para o país, após episódios dramáticos como a pandemia de covid-19 e as ameaças à democracia em janeiro de 2023”.

O espetáculo em homenagem aos 200 anos do Senado marcou a estreia da Osquestra Bachiana Jovem - Sesi-SP, criada pela Fundação Bachiana, com o objetivo de trabalhar a evolução musicial de jovens músicos brasileiros e ao mesmo tempo democratizar a música clássica. É dirigida pelo maestro Edson Beltrami.

Na abertura do concerto foi feita homenagem ao sociólogo e gestor cultura Danilo Santos de Miranda, defensor da cultura brasileira que esteve por quarenta anos a frente do Sesc-SP. Danilo Miranda faleceu em outubro do ano passado, aos 80 anos.

Reexibição

A TV Senado reprisa o espetáculo Senado 200 Anos: Uma Jornada Histórica Rumo ao Futuro, com regência do maestro João Carlos Martins, nesta quinta-feira (28), às 21h; e no sábado (30), às 23h. O concerto também está disponível no YouTube.

Saiba mais sobre o concerto:
Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid