Aviso de Pauta

Orientações para cobertura de Imprensa - CPI da Pandemia

Para proporcionar maior agilidade, organização e segurança sanitária ao trabalho de acompanhamento da CPI da Pandemia, o Senado ampliou os espaços para a atuação dos profissionais de imprensa. Seguem as orientações para cobertura, com os ajustes na disposição das áreas para as próximas reuniões.

Algumas alterações poderão ocorrer ao longo das reuniões e serão devidamente informadas aos interessados.

O Senado Federal está tomando todas as precauções para garantir que senadores, servidores e profissionais da imprensa cumpram sua missão com a segurança exigida neste momento em que enfrentamos a pandemia de covid-19.

 

Orientações para cobertura de imprensa – CPI da Pandemia

Acesso da imprensa

▼O acesso ao Plenário da comissão não será permitido à imprensa.

▼O acesso aos edifícios do Senado Federal deverá ser feito preferencialmente pelo Anexo II (entrada pela via N2 – Bloco B), observado o protocolo de segurança exigido para o trabalho presencial em ambientes fechados.

▼No dia que vierem ao Senado Federal, os profissionais devem preencher questionário sobre sintomas da covid-19, como febre, tosse e coriza. Se não apresentarem nenhum sintoma, receberão um QR Code, que deverá ser mostrado e validado na recepção.

Responda ao questionário em:

Visitante: http://bit.ly/QRCodeVisitanteSF

Colaborador do SF: https://bit.ly/QRCodeColaborador

Saiba mais no vídeo: https://bit.ly/2NHHBYc

 

Barreiras de segurança

▼ Haverá restrição de acesso às imediações do Plenário da CPI da Pandemia, no corredor da Ala Alexandre Costa.

▼ Haverá barreira de segurança em toda a extensão do Túnel do Tempo, que é área exclusiva de circulação. Não será permitido o trânsito entre o Salão Azul e a Praça das Abelhas (espaço entre o Túnel do Tempo e o Auditório Petrônio Portela) 15 minutos antes de começar e 15 minutos antes de acabar a reunião.

▼ Iniciados os trabalhos, a passagem pelo Túnel do Tempo será livre, exceto para o corredor da Ala Alexandre Costa.

▼ O acesso à Ala Alexandre Costa e ao Plenário da Comissão será franqueado apenas aos portadores de crachás específicos e aos parlamentares.

▼ O acesso ao Plenário da comissão será controlado por policiais legislativos, que poderão impedir a entrada de quem não estiver autorizado.

 

Locais reservados à imprensa

▼ Praça das Abelhas (entre o Túnel do Tempo e o Auditório Petrônio Portela)

  • Área para link (um cinegrafista e um jornalista). Não serão autorizadas entrevistas nesse espaço;
  • Área para entrevistas coletivas, com cadeiras, púlpito e tablado para fotógrafos;
  • Área de descanso com cadeiras.

▼ Salão Azul –área para link.

▼ Plenário nº 2 da Ala Nilo Coelho - haverá telão para acompanhamento das reuniões.

▼ Monitores de TV estão disponíveis na Praça das Abelhas para acompanhamento das reuniões.

▼ O Comitê de Imprensa do Senado Federal permanece aberto.

▼ Haverá dispensadores de álcool em gel 70% e água potável (cada profissional deve levar recipiente de uso individual, uma vez que não serão fornecidos copos descartáveis).

 

Coletivas

▼ A organização de coletivas dos Senadores está a cargo dos assessores de imprensa dos parlamentares.

▼ Perguntas aos senadores devem ser feitas em coletiva, no espaço reservado para esse fim. Não serão autorizadas entrevistas na área de link.

▼ Apenas a TV Senado fará transmissão das entrevistas coletivas. Os cinegrafistas das outras emissoras não devem ficar na área de coletiva, podendo utilizar o Salão Azul. (Veja o item Vídeos e Áudios Oficiais)

▼ Os profissionais devem permanecer sentados durante a coletiva. Os jornalistas que desejam fazer perguntas devem se dirigir aos microfones.

▼ O contato dos assessores de imprensa dos senadores está disponível no site da Assessoria de Imprensa: https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/contatos.

ATENÇÃO: Tendo em vista os cuidados que estão sendo tomados para garantir a segurança sanitária necessária para o trabalho de todos os envolvidos, recomenda-se aos profissionais de imprensa que respeitem os espaços disponibilizados, permaneçam sentados durante as coletivas e observem o distanciamento seguro.

Solicitamos que os profissionais tenham cuidado com os painéis de Athos Bulcão expostos no local. Não é permitido encostar-se ou apoiar objetos. São obras de valor artístico, cultural e histórico inestimável e que, como tal, devem ser preservadas por todos.

 

Link

▼As equipes de TV e de Rádio podem instalar links na área destinada para esse fim na Praça das Abelhas e no Salão Azul.

▼ As solicitações de links e LPs devem ser feitas por meio de formulário — https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/arquivos/ficha_pedido_link_lp.pdf — a ser encaminhado ao e-mail imprensasenado@senado.leg.br.

▼A instalação de equipamentos da imprensa deve ser feita a partir de 7h.

 

Imagens e áudios oficiais

▼ É possível acompanhar os trabalhos por meio dos veículos do Senado (Rádio TV Senado), pelo Youtube da TV Senado, pelo Senado Multimídia e pelo portal Senado Notícias.

▼ Vídeos - A TV Senado disponibiliza o conteúdo em vídeo das atividades legislativas para download em sua TV Agência.

Para ter acesso ao material é necessário cadastro na TV Agência pelo email seacer@senado.leg.br. Após o cadastro basta acessar o link http://201.54.48.83/ e escolher TVAGENCIA/TV Senado Bruto e a pasta da CPI da Pandemia. A senha é atualizada semanalmente e informada por email aos usuários.

Pedidos de imagem ou nova senha podem ser enviados para o email seacer@senado.leg.br.

▼ Áudios - Os áudios da reunião estão acessíveis no Senado Multimídia em tempo real

- O conteúdo produzido pela Rádio Senado pode ser baixado na página da Radioagência Senado em senado.leg.br/radioagencia, após cadastramento. Usuários cadastrados têm acesso a flashes e áudios exclusivos, incluindo as coletivas.

▼ Fotos - As fotos produzidas pelos fotógrafos da Agência Senado estão disponibilizadas no Senado Fotos.

▼ Notícias – Todo o conteúdo produzido pelas equipes de jornalismo da Secretaria de Comunicação do Senado (SECOM) está disponível no portal Senado Notícias e nos portais da Rádio Senado e da TV Senado.

 

Credenciamento

▼ Não haverá credenciamento específico para as reuniões. São válidas as credenciais atualmente em uso.

▼ Os profissionais de imprensa não credenciados poderão solicitar credenciamento provisório pelo e-mail: credenciamento.imprensa@senado.leg.br. Os documentos necessários para o cadastro devem ser enviados juntamente com o pedido. Todas as informações estão detalhadas na página da Assessoria de Imprensa: https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/credenciamento-deimprensa.

▼As credenciais provisórias devem ser retiradas pessoalmente, no horário de 8h a 17h, no Setor de Credenciamento de Imprensa (no dia da retirada é necessário preencher formulário e obter QR Code, conforme descrito no item Acesso da imprensa).

Setor de Credenciamento de Imprensa – SECOM

Anexo II, térreo, entrada pela Via N2 (ao lado da Rádio Senado).

Telefones: (61) 3303-5244 ou 3303-1296

 

Comportamento

▼ Deve ser respeitado o distanciamento mínimo recomendado entre pessoas. Quando o número máximo de pessoas for atingido nas áreas destinadas à imprensa, as equipes devem ser reduzidas, a fim de garantir maior segurança sanitária para todos os profissionais.

▼ Todos os profissionais devem usar máscaras de proteção facial indicadas pelas autoridades de saúde, com observância ao seu uso adequado.

▼ O Senado está seguindo todas as normas de limpeza de superfícies, com ampla disponibilização de álcool em gel 70%. Também foram adotados protocolos de higienização periódica de cadeiras, maçanetas, botões de elevadores e demais locais de contato frequente com as mãos.

 

Outras informações

A Assessoria de Imprensa do Senado Federal atende os profissionais de imprensa pelo e-mail imprensasenado@senado.leg.br, para sanar dúvidas ou atender demandas relacionadas a temas administrativos, legislativos ou institucionais.

Ou ainda pelos telefones das assessoras de imprensa: Edna Carvalho (61) 99151-2991Ester Monteiro (61) 99555-5447 e Idalina de Castro (61) 99649-0880.

Consultas e esclarecimentos dirigidos à Presidência do Senado devem ser enviados para: asimpre@senado.leg.br.

Para mais informações sobre o funcionamento de comissões parlamentares de inquérito acesse: Comissão parlamentar de inquérito: o que é, como funciona .

Acompanhe as atividades da CPI da Pandemia em: https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2441.

Acesse o conteúdo produzido pelos veículos do Senado sobre a CPI da Pandemia em: https://www12.senado.leg.br/noticias/tags/CPI%20da%20Pandemia.

Assessoria de Imprensa

Senado Federal

 

 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Banner Combate à Covid