SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) promove a transparência e a aproximação do Senado Federal com a população, por meio de divulgação ampla e isenta das atividades legislativas e dos eventos promovidos no Senado Federal e no Congresso Nacional.

Conta com a Agência Senado, a Rádio Senado e a TV Senado, que produzem e distribuem conteúdo jornalístico e cultural. Também faz a gestão dos perfis do Senado nas plataformas de redes sociais.

Todo o material pode ser reproduzido nos termos da Política de Uso.

Veja aqui os serviços oferecidos pela Secom úteis para a cobertura da imprensa.

 

            Agência Senado

Senado Notícias

Portal na internet onde está disponível toda a cobertura jornalística realizada pela equipe de jornalismo da Agência Senado, da Rádio Senado e da TV Senado — em texto, áudio, vídeo e infográficos —, com notícias e informações completas e atualizadas sobre os trabalhos legislativos.

Também disponibiliza reportagens especiais sobre temas de interesse social e institucional.

As decisões tomadas em comissões e no Plenário são publicadas em tempo real na coluna Senado Agora, na forma de notas instantâneas, aprofundadas depois ao longo do dia.

O usuário pode se inscrever para receber notificações das principais matérias publicadas no portal (Push).

Diariamente é distribuída a newsletter do Senado Notícias, que reúne as principais matérias do dia. O cadastro está disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/newsletter.

Senado Fotos

As fotografias de todas as atividades legislativas realizadas no Senado são disponibilizadas pelo Serviço de fotografias da Agência Senado para uso dos veículos do Senado e para o público.

Para consulta e download em alta resolução, acesse o banco de imagens com o registro de todas as atividades legislativas, eventos institucionais realizados ou de que a instituição participe: https://www12.senado.leg.br/fotos/busca

Para a pesquisa de fotografias que não estejam disponíveis no banco de imagens envie email para fotojornal@senado.leg.br.

Fotos históricas – O Arquivo Histórico do Senado conta com mais de 40 mil imagens fotográficas em suporte papel que retratam a atividade legislativa dos Senadores e dos membros do Congresso Nacional desde a antiga sede do Senado, no Palácio Monroe (RJ) até 1998.

Para pesquisa de fotos históricas, envie email para arquivo@senado.gov.br ou preencha o formulário eletrônico.

Fotos Oficiais dos Senadores - As fotos oficiais dos senadores e das senadoras estão disponíveis no banco de imagens da Agência Senado no Flickr. O conjunto de 90 imagens inclui os titulares e os suplentes que assumiram o mandato por algum período.

De acordo com a Política de Uso, a reprodução de fotografias é livre, desde que não haja descaracterização de conteúdo e mediante a citação da fonte/autor.

 

        Rádio Senado.pngRádio Senado

Inaugurada em 1997, é responsável pela transmissão ao vivo ou gravada das sessões plenárias e de comissões. Divulga as atividades legislativas e institucionais e veicula música brasileira de qualidade, entrevistas, reportagens especiais, programas culturais, utilidade pública e serviços.

Transmite em FM para Brasília e outras 13 capitais (Aracaju, Belém, Boa Vista, Cuiabá, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Rio Branco, São Luís, Teresina). 

Está presente na internet e nas redes sociais. Distribui informação para mais de 2 mil rádios conveniadas em todo o Brasil por meio da Radioagência.

RadioAgência

Disponibiliza gratuitamente para as emissoras de todo o país o material produzido pela equipe da Rádio Senado; notícias, entrevistas, programas culturais, reportagens especiais, spots, campanhas de utilidade pública e discursos de senadores na íntegra.

Ramal: (61) 3303-1337

Email: radioagencia@senado.leg.br.

 

 TV Senado.pngTV Senado

É a primeira emissora legislativa de alcance nacional. Transmite, diariamente, ao vivo ou gravadas, as sessões do Plenário e das Comissões e produz noticiários sobre as principais atividades legislativas e institucionais, além de veicular material de utilidade pública e serviços.

Poder ser sintonizada em canal aberto digital em 23 capitais e 31 cidades de médio porte, com alcance total de 216 municípios, por meio de antena parabólica, TV por assinatura e pela internet. Também está presente nas redes sociais.

TV Senado Agência

Plataforma na internet que disponibiliza conteúdo bruto e cortes de sessões, reuniões e entrevistas coletivas, além de programas e material de arquivo.

Os usuários cadastrados têm acesso a imagens, áudios, coletivas, reportagens, trechos das comissões e das sessões plenárias em versão pré-master (sem crédito) para download com qualidade superior.

Cadastre-se na TV Senado Agência. Confira as instruções aqui. A equipe do Serviço de Acervo e Distribuição (Seacer) vai analisar o pedido epara liberar o acesso às pastas da TV Agência será liberado.

Telefone: (61) 3303-1540

Email: seacer@senado.leg.br ou

OBS: Para obter imagens referentes às atividades legislativas do Senado na versão máster (com crédito), acesse o Senado Multimídia.

TV Senado no Youtube

A TV Senado oferece 8 canais para transmissão ao vivo do Plenário e das Comissões.

Ramal: 3303-1071

 

Mulimidia.pngSenado Multimídia

Reúne em um só ambiente, e em diferentes formatos, conteúdos referentes ao mesmo evento legislativo. Permite a visualização, edição e download (em alta e baixa resolução) de vídeos e/ou áudios de pronunciamentos, discussões e votações em Plenário ou nas Comissões e disponibiliza as notas taquigráficas desses eventos. Permite o compartilhamento das mídias e fazer download do conteúdo, podendo ainda realizar cortes diretamente no site sem precisar de outras formas de edição.

 

Diretoria de Jornalismo

A Diretoria de Jornalismo da Secom é responsável pelo planejamento, definição e coordenação da cobertura jornalística e institucional das atividades legislativas, planejar, definir e coordenar a cobertura jornalística e institucional das atividades legislativas pelos veículos da Secom. Promove a integração entre os veículos e o intercâmbio entre assessores de imprensa dos senadores e demais setores da Secom.

Pautas, sugestões e críticas podem ser encaminhadas para secom.pautas@senado.leg.br.

Ramal: 3303-4915

  

Redes Sociais

O Senado Federal está presente nas redes sociais:

Diariamente o Núcleo de Mídias Sociais (NMídias) produz e publica posts sobre assuntos relevantes, leis, informações sobre o que acontece no Senado e utilidade pública. Também faz monitoramento das redes sociais sobre as menções ao Senado.

 

WhatsApp

O Senado tem um canal no WhatsApp!

É possível  receber as principais notícias sobre a atividade legislativa direto no aplicativo. Os canais são uma nova funcionalidade do WhatsApp e ficam na aba "Atualizações", que antes se chamava "Status". Lá, é possível buscar por "Senado Federal" ou simplesmente usar o link https://bit.ly/CanalDoSenado para se inscrever.

É importante verificar se o aplicativo está atualizado no celular, já que os canais só ficam disponíveis na versão mais recente do WhatsApp.

   

Relações Públicas.pngRelações Públicas e Comunicação Organizacional

É responsável pelo planejamento e organização dos eventos institucionais do Senado, pelo programa Jovem Senador, pelo programa de visitação ao Congresso Nacional e pela produção de campanhas publicitárias e de marketing da Secom e demais setores.

Eventos

A equipe de Relações Públicas atua em parceria com gabinetes parlamentares e unidades administrativas na organização e na consultoria de eventos protocolares e de caráter institucional. Entre os principais eventos, estão as sessões solenes do Congresso Nacional e as sessões especiais do Senado Federal, incluindo as posses presidenciais e de senadores, além de abertura de exposições, palestras e seminários.

Publicidade e Marketing

Planeja ações de comunicação e cria peças de campanhas de caráter institucional do Senado. Também orienta os gabinetes parlamentares e unidades administrativas da Casa sobre a aplicação da Identidade Visual do Senado Federal.

Visitação Institucional

O Programa Visite o Congresso, realizado em parceria com a Câmara dos Deputados, possibilita o acesso de turistas e cidadãos às dependências do Palácio do Congresso Nacional, com informações sobre o Poder Legislativo Federal. A visita, guiada por mediadores, ocorre de quinta a segunda-feira, incluindo sábados, domingos e feriados.

Receptivo de autoridades

Recebe autoridades estrangeiras e nacionais de primeiro escalão que visitam o Senado.

Intranet

Disponibiliza informações de interesse do público interno: recursos humanos, saúde, administração, notícias, de campanhas de mobilização, divulgação da agenda eventos e de fotos e vídeos que envolvam os colaboradores da Casa.

e-mail: comunicacaointerna@senado.leg.br

 

Senado Verifica.pngSenado Verifica

Senado Verifica: Fato ou Fake? é um canal de interação com o cidadão destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado, publicadas em quaisquer meios de comunicação e nas redes sociais, consideradas falsas, incorretas ou que tenham a finalidade de gerar engano ou ânimo contrário à instituição.

Pedidos de checagem: WhatsApp +55 61 98190-0601; senadoverifica@senado.leg.br ou pelo canal da Ouvidoria. (formulário)

 

Mídias Sociais.pngSenado na Mídia

Portal do serviço de clipping de notícias de interesse do Senado Federal e dos senadores, com filtros e mecanismos de busca que agilizam a pesquisa.

A consulta pode ser feita por tipo de publicação (Jornal impresso, blog, revista) incluindo grandes jornais do Brasil e do exterior, blogs de política e economia, e as maiores revistas informativas. O relatório é dividido por temas como país, política ou internacional.

Diariamente é enviado um boletim por e-mail, para todo o Senado.

Email: senadonamidia@senado.leg.br

 

Credenciamento de Imprensa 

A Assessoria de Imprensa supervisiona o credenciamento dos jornalistas que cobrem as atividades do Senado Federal, inclusive dos assessores de imprensa dos gabinetes parlamentares.

Ramal: (61) 3303-5244 e (61) 3303-1296

E-mail: credenciamento.imprensa@senado.leg.br 

 

Rede Legislativa.pngRede Legislativa

Articulação institucional com parceiros externos voltada à expansão da Rede de Rádio e TV Digital do Senado Federal, como as entidades ligadas às emissoras públicas do país, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas estaduais e as câmaras municipais. Também acompanha, de forma permanente, os trabalhos da Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas – ASTRAL, entidade à qual o Senado Federal é filiado.

Ramal: (61) 3303-3966

E-mail: imprensa@senado.leg.br