Moro diz que polarização exacerbada prejudica formulação de políticas públicas

Da Agência Senado | 27/03/2024, 10h51

O senador Sergio Moro (União-PR) afirmou, em pronunciamento na terça-feira (26), que a “polarização exacerbada e o ânimo irracional” prejudicam a formulação de políticas públicas no país. O parlamentar citou as novas revelações em torno do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, mortos em 2018 no Rio de Janeiro.

— Esse crime brutal, atroz, ficou vários anos sem ser resolvido, e eu tributo essa falta de resolução à polarização política, porque eu era ministro da Justiça em 2019, e, naquela época, eu acompanhei o trabalho da Polícia Federal. A Polícia Federal havia constituído, aberto uma investigação, ainda por solicitação do ministro anterior de Segurança Pública, o Raul Jungmann, para que verificasse uma hipótese de interferência indevida, uma fraude na investigação que então era realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Segundo Moro, os familiares das vítimas estavam influenciados pela polarização política e “mal informados” sobre as intenções do então governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, tendo assim se manifestado contra a federalização das investigações na época.

— O grande culpado pelo fato de o crime não ter sido elucidado ainda em 2019 ou 2020 pela Polícia Federal foi essa polarização política, porque agora vimos, pelo menos considerando os resultados provisórios dessa investigação feita pela Polícia Federal, que não havia condições de o crime ser elucidado pelas autoridades do Rio de Janeiro, já que comandando a direção da Polícia Civil na área de homicídios [...] haveria um dos próprios algozes ou uma autoridade da Polícia Civil que concordava e havia se comprometido em dar proteção aos mandantes do assassinato de Marielle Franco.

O senador ressaltou ser importante haver um desdobramento da operação da Polícia Federal e afirmou que o relatório apresentado é um retrato “tenebroso” da segurança pública do Rio de Janeiro, mostrando o grau de infiltração de organizações criminosas nas instituições estaduais. Para Moro, é preciso ter um plano de segurança pública consistente para o país, especialmente que leve ao enfrentamento do crime organizado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)