Dueire defende aprovação de projeto que regulamenta musicoterapia no Brasil

Da Agência Senado | 19/03/2024, 17h31

O senador Fernando Dueire (MDB-PE), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (19), pediu apoio dos colegas parlamentares ao projeto de lei que regulamenta a musicoterapia como prática terapêutica para tratamento médico em diversas áreas da saúde. A matéria (PL 6.379/2019) está na pauta do Plenário desta terça. Dueire lembrou que a atividade é respaldada por evidências científicas que comprovam resultados positivos.

― A musicoterapia vai além do âmbito da saúde mental, sendo aplicável em diversas condições, desde o tratamento de distúrbios neurológicos até o suporte emocional em contextos hospitalares. Seus efeitos terapêuticos têm sido especialmente destacados em casos de transtorno do espectro autista, Alzheimer, doenças neurodegenerativas e no apoio a pacientes em tratamentos oncológicos ― disse.

Ao tratar especificamente sobre os resultados da prática no enfrentamento ao Alzheimer, o senador enfatizou que a música tem demonstrado ser eficaz no “alívio dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes”. Ele destacou “o poder de evocar memórias, de estimular a cognição e de proporcionar conforto emocional mesmo em estágios avançados da doença”.

― Ao regulamentar a atividade dos musicoterapeutas, estamos promovendo a inclusão de uma prática que contribui para a humanização da assistência à saúde, valorizando a dimensão emocional e subjetiva do paciente [...]. Estamos não apenas legislando em favor de uma profissão emergente, mas também reconhecendo o potencial transformador da música na promoção da saúde e no alívio do sofrimento humano ― destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)