Aprovado projeto que torna oficial Rota Turística do Enxaimel, em Pomerode (SC)

Da Agência Senado | 19/03/2024, 15h59

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta terça-feira (19) um projeto de lei que institui a Rota Turística do Enxaimel, na cidade de Pomerode, em Santa Catarina. De autoria do senador Jorge Seif (PL-SC) e relatado pela senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), o PL 5.814/2023 poderá seguir diretamente para análise da Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário do Senado.

— A paisagem de Pomerode é o retrato vivo da cultura dos imigrantes europeus que se estabeleceram em Santa Catarina a partir do século 19. Dentre tantas, destaca-se a cultura alemã, materializada, no caso da arquitetura, na utilização das estruturas de enxaimel. Tendo como pano de fundo a natureza brasileira, elas são o traço distintivo da paisagem cultural da imigração no estado catarinense — afirmou Ivete da Silveira.

A senadora informou que a técnica de construção chamada de enxaimel foi trazida para o Brasil por imigrantes alemães e está presente nos estados de Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. 

Sem pregos nem parafusos, explicou a relatora, peças de madeira são encaixadas de modo a formar uma estrutura autônoma, que é preenchida com materiais de vedação como adobe, taipa, tijolo, pedra ou madeira, formando painéis. Na região, a madeira da estrutura é normalmente deixada exposta e não rebocada, para contrastar com a vedação. As casas têm telhados inclinados — que são bem íngremes e que podem ser cobertos por telhas ou outros materiais — e janelas pequenas com venezianas e portas decorativas. 

No Brasil, a técnica sofreu simplificações e adaptações que conferem características singulares à arquitetura local, acrescentou Ivete. Pomerode foi colonizada por imigrantes vindos da Pomerânia, região localizada no norte da Alemanha.

— Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode abriga o maior conjunto de edificações com estrutura de enxaimel fora da Europa: a cidade possui 11 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além do Conjunto Rural de Testo Alto, bem como outras 221 edificações protegidas nas esferas municipal e estadual — disse a relatora.

Visibilidade

Jorge Seif explicou que, com a aprovação do projeto, a rota turística será incluída nos portfólios de destinos turísticos do Ministério do Turismo e da Embratur, dando mais visibilidade nacional e internacional para a região.

— A Rota do Enxaimel é um percurso de 16 quilômetros que passa por 50 casas com arquitetura enxaimel, estilo alemão característico pelos tijolinhos de argila e pelas vigas de madeira que formam padrões geométricos. As casas guardam jardins floridos, árvores frutíferas e animais como bois e ovelhas, compondo um cenário bucólico com morros e córregos que encantam visitantes do Brasil e do mundo — disse Seif.

O senador também informou que a rota é tombada como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi reconhecida pela ONU, em 2021, como uma das melhores vilas turísticas do mundo. A rota do enxaimel tem certificação de turismo sustentável da organização Green Destinations, acrescentou Seif, que convidou todos os brasileiros a conhecerem a rota turística.

“Em 2023, a rota conquistou mais um reconhecimento ao receber a medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela World Travel Market (WTM), uma das maiores organizadoras de feiras do setor em todo o mundo”, relata o autor na justificativa do projeto. 

A reunião foi conduzida pelo presidente da CDR, o senador Marcelo Castro (MDB-PI).

— Já estou com vontade de visitar Pomerode e a Rota do Enxaimel — disse Castro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)