Zequinha Marinho destaca queda do IDH brasileiro

Da Agência Senado | 14/03/2024, 14h39

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) lamentou o fato de o Brasil ter caído duas posições no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede o bem-estar da população considerando indicadores de saúde, escolaridade e renda. O índice, com dados de 2022, foi divulgado na quarta-feira (12) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Em pronunciamento nesta quinta (14), o parlamentar destacou que o país agora é o 89º de 193 nações. Zequinha questionou a razão de o Brasil estar atrás de países como Chile, Argentina, Uruguai, Peru e Equador, mesmo tendo uma previsão de produto interno bruto (PIB) de US$ 2,13 trilhões e estar entre as dez maiores economias do mundo.

— Como é que a gente consegue se explicar, se a nossa economia é a nona do mundo e nós perdemos para países pequenos da nossa região, onde as condições de vida são semelhantes e a gente pode ver que essa qualidade de vida, que esse IDH está melhor do que o nosso? O que os nossos vizinhos estão fazendo de mais certo do que aquilo que nós estamos fazendo ao longo dos anos?

O senador citou o exemplo do arquipélago do Marajó (PA) que tem o pior índice de desenvolvimento humano municipal do país, com pontuação de 0,418, numa escala que vai de 0 a 1. Para Zequinha, o governo federal precisa reavaliar suas estratégias de investimento, corrigindo erros para que possa melhorar a condição de vida da sociedade. O parlamentar também argumentou que a carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo.

— Nós estamos gastando errado. E esta Casa, o Congresso Nacional, todos os anos debate, constrói e depois aprova aquilo que nós chamamos de lei orçamentária. Então, aqui dentro, está parte da solução desses problemas que recaem sobre os ombros de todos nós. É um debate que precisa ser levado a sério. A fórmula de fazer as coisas com certeza está errada, porque países menores que o nosso estão conseguindo ter informações bem melhores a respeito das condições de vida do seu povo e da sua sociedade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)