Jussara Lima celebra redução da fome no Brasil durante governo Lula

Da Agência Senado | 13/03/2024, 18h55

Em pronunciamento nesta quarta-feira (13), a senadora Jussara Lima (PSD-PI) destacou que o Brasil alcançou uma significativa redução na insegurança alimentar, sob a liderança do presidente Lula e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

— A volta do Bolsa Família, um Cadastro Único qualificado, o Programa de Aquisição de Alimentos incentivando a agricultura familiar, o Minha Casa, Minha Vida... São várias ações de governo que, somadas, permitiram que chegássemos a esse belíssimo resultado — disse.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fome Zero (IFZ), 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome e 20 milhões experimentaram uma redução na insegurança alimentar moderada em 2023. O resultado do estudo, solicitado pelo Ministério Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), representa uma redução de 30% da insegurança alimentar total no país.

A senadora afirmou que esses números refletem diretamente as políticas implementadas pelo MDS, impulsionadas pelo aumento do salário mínimo e pelos investimentos no programa Bolsa Família.

— Embora ainda haja um longo caminho pela frente, o acerto das medidas de aumento do valor do salário mínimo e dos repasses do Bolsa Família, a redução da inflação dos alimentos, tudo isso demonstra que estamos no caminho certo para retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome — celebrou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)