Comissão de Esporte vai debater síndrome de Down e capacitismo

Da Agência Senado | 07/03/2024, 17h01

A Comissão de Esporte (CEsp) aprovou requerimento de seu presidente, o senador Romário (PL-RJ), para realização de audiência pública para debate e conscientização sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down e sobre a campanha Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo, da Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião será feita em 21 de março, às 9h (REQ 5/2024 - CEsp).

— No dia 21 de março (21/3) é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, que foi escolhido, justamente, pelo fato de fazer referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. A escolha da data foi proposta pelo Brasil e aprovada por consenso pela Assembleia Geral da ONU, em 2011 — disse Romário.

Serão convidados para a audiência pública o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli; o músico Gabriel Cheib; a professora de educação física, pilates e dança Priscila Mesquita de Almeida; a diretora de Comunicação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Melina Sales; e a advogada Ana Figueiredo.

Também serão convidados Renato Sophia Nunes Dias, da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down; o intérprete de Libras Gabriel Camargo; e representantes da iniciativa Expedição 21 e da equipe do filme Cócegas, entre outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Romário