Rodrigo Pacheco e Pedro Sánchez defendem busca da paz em todo o mundo

Augusto Castro | 06/03/2024, 18h14

Em visita oficial ao Brasil, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, foi recebido nesta quarta-feira (6) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e outros senadores. Eles defenderam a busca da paz em todo o mundo.

— Gostaria de externar a posição majoritária do Congresso Nacional no sentido de que nós pregamos a paz — e o Brasil é um país pacífico. As guerras, nós esperamos muito que possam ser interrompidas a partir do diálogo — pregou Rodrigo Pacheco.

— O mundo necessita da paz e de direcionar suas energias em resolver os problemas de cidadania, principalmente a desigualdade — respondeu Pedro Sánchez, que depois foi recebido também na Câmara dos Deputados. 

Na parte da manhã, Sánchez teve reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Democracia 

Rodrigo Pacheco destacou a longa e tradicional relação bilateral entre Brasil e Espanha, e lembrou que os espanhóis compõem a terceira maior comunidade estrangeira no Brasil, atrás apenas de portugueses e italianos. Ele observou ainda que a visita de Sánchez ocorre no ano em que o Senado completa 200 anos de existência. O presidente do Senado acrescentou que ambas as nações prezam a democracia:

— Um ponto que evidentemente nos identifica sobremaneira é o grande reconhecimento sobre a importância da democracia para os nossos dois países. Celebramos recentemente 35 anos de nossa Constituição Federal. Apesar de questionamentos e de certas ações indesejadas que vivenciamos no ano passado, a democracia do Brasil restou inabalada e cada vez mais forte.

— Sem democracia é impossível garantir os avanços em direitos e liberdades e em igualdade e prosperidade que alcançamos no Brasil e na Espanha durante estas duas últimas décadas — respondeu Pedro Sánchez.

O chefe do governo espanhol  também disse que a relação com o Brasil é estratégica para a Espanha. Ele declarou apoio e ajuda para a presidência do Brasil no G20 e para o acordo entre União Europeia e Mercosul.

O presidente do Senado citou decisões do Congresso Nacional nos últimos anos, como as reformas da Previdência e trabalhista, a reforma tributária, o marco regulatório do saneamento básico, novas leis de licitações e de falências e a independência do Banco Central.

Pacheco disse que o Legislativo brasileiro terá como desafios em 2024 a regulamentação da reforma tributária, projetos sobre a economia verde e a transição energética e a criação de regras para a inteligência artificial e para as plataformas digitais.

Também participaram da recepção a Pedro Sánchez os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Efraim Filho (União-PB), Leila Barros (PDT-DF), Tereza Cristina (PP-MS), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Teresa Leitão (PT-PE), Rogério Carvalho (PT-SE), Dr. Hiran (PP-RR), Jorge Seif (PL-SC) e Esperidião Amin (PP-SC).

Membro do Partido Socialista Operário Espanhol, Sánchez é presidente desde 2018. A Espanha é uma monarquia constitucional parlamentarista, sendo o presidente do governo uma espécie de primeiro-ministro ou premiê. O chefe de Estado da Espanha é o rei Filipe VI.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)