Humberto destaca crescimento do país e ações do governo Lula em Pernambuco

Da Agência Senado | 05/03/2024, 10h02

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou, em pronunciamento na segunda-feira (4), que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva melhora a situação do Brasil e de Pernambuco. Segundo o parlamentar, o governo federal destinou R$ 92 bilhões ao estado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre as obras destacadas por Humberto estão a retomada da Ferrovia Transnordestina no Eixo Salgueiro-Suape, a duplicação da BR-423, a retomada das obras da BR-104, as obras da Adutora do Pajeú e do Agreste, além de diversos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida.

— O país está crescendo, e Pernambuco está melhor com o Presidente Lula no comando. [...] Passamos quatro anos convivendo com um governo que virou as costas para Pernambuco e para o Nordeste e que, por diversas vezes, tratou, com desdém, o nosso povo. Agora, com Lula, a nossa região voltou a ser valorizada, e o resultado a gente já vê no otimismo da população — disse o senador.

Humberto também citou estudo articulado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que analisou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e chegou à conclusão de que o Brasil está “perto do fim da década perdida para o produto interno bruto brasileiro (PIB)”. Segundo o senador, o país segue em direção ao recorde registrado em 2013, durante o governo Dilma Rousseff, quando o PIB per capta cresceu 6,3% acima da média mundial.

— O PIB per capita, por exemplo, cresceu no Brasil mais de 2,2% no ano passado. A produtividade cresceu. E esses são dois bons sinais para a economia e para o bem-estar social. [...] Em 2022, ele esteve 13,9% abaixo da média mundial. A renda familiar per capita cresceu para R$ 1.893 no Brasil no ano passado, num crescimento de 11%. Tudo isso nos mostra que nós seguimos em frente compartilhando a mesma certeza que o povo brasileiro, que o povo pernambucano tem: isso é só o começo. E eu tenho certeza de que a nossa região vai voltar a avançar a passos largos como o Brasil e virar uma locomotiva importante de desenvolvimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)